0

Com Mayra Aguiar e Guilheiro, Brasil ganha 5 ouros no Pan de judô

27 abr 2012
19h02
atualizado às 21h40

O Brasil teve excelente desempenho no Campeonato Pan-Americano de Judô disputado em Montreal nesta sexta-feira. A Seleção, composta por muitos atletas que competirão nos Jogos Olímpicos de Londres, conquistou cinco medalhas de ouro e três de bronze.

Destaque por sua beleza nas areias do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Zara Dampney afirmou que não vê problemas em fazer sexo durante os Jogos Olímpicos
Destaque por sua beleza nas areias do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Zara Dampney afirmou que não vê problemas em fazer sexo durante os Jogos Olímpicos
Foto: FIVB / Divulgação

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada
» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Na primeira final da noite, Maria Portela, da categoria até 70 kg, venceu a cubana Onix Cortes e assegurou sua vaga nos Jogos Olímpicos. Portela era uma das judocas brasileiras que precisavam de um bom resultado no Canadá para garantir a classificação, já que ocupava a 14ª posição no ranking, a última que dá vaga para Londres.

"Assegurar a vaga olímpica ganhando o Pan e vencendo a cubana e a colombiana, sem dúvida, é uma motivação a mais", disse Maria Portela após a final em post publicado no Twitter da Confederação Brasileira de Judô.

Em sua primeira competição como número 1 do ranking mundial, a gaúcha Mayra Aguiar não precisou de muito tempo para derrotar, por ippon, a cubana Yallenis Castillo e ficar com a medalha de ouro na categoria até 78 kg. A cubana é considerada uma das principais adversárias de Mayra na Olimpíada.

Após a luta, Mayra Aguiar mostrou que está confiante em um bom resultado nos Jogos de Londres, mas ressaltou que precisará de calma: "a cada medalha que conquisto vejo que o sonho de subir ao pódio olímpico é real. Tenho que ficar tranquila".

Eduardo Bettoni, 21 anos, que estreia pela Seleção Brasileira de judô, derrotou o uruguaio Juan Romero por ippon na disputa pelo bronze da categoria até 90 kg. "São essas medalhas que movem o atleta. O sonho olímpico está vivo", afirmou Bettoni.

Outro novato na Seleção, Renan Nunes, 25 anos, conquistou o terceiro ouro da noite para o Brasil. Na final da categoria até 100 kg contra o argentino Cristian Schmidt, o judoca brasileiro esperou o adversário tomar a iniciativa e reverteu o ataque do rival com um ippon.

"A luta mais tensa foi com o cubano, que é experiente e bem ranqueado. Estudei o jogo dele e cumpri a tática certinha", disse Renan Nunes referindo-se a Oreidis Despagne, seu adversário na semifinal do Pan.

Na categoria acima de 78 kg feminina, Maria Suellen Altheman superou a venezuelana Giovana Blanco no confronto pelo terceiro lugar. A brasileira conquistou o bronze com dois wazaris sobre a adversária.

O quarto ouro brasileiro no Pan-Americano de Judô veio com Rafael Silva na categoria acima de 100 kg. O judoca brasileiro derrotou o cubano Oscar Brayson para subir no lugar mais alto do pódio canadense.

Mariana Silva, outra que tinha situação desconfortável em relação aos Jogos Olímpicos, conseguiu um bom resultado: venceu a americana Christal Ransom por yuko e ficou com a medalha de bronze na competição.

Em sua primeira competição como número 1 do ranking mundial, Leandro Guilheiro fechou a noite com sucesso: venceu a final contra o canadense Antoine Valois-Fortier e garantiu os 100% de aproveitando dos judocas do País na noite de sexta-feira em Montreal.

Londres 2012 no Terra

O Terra , maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade