0

Copa do Mundo de Judô faz esporte individual se tornar coletivo

14 jul 2010
15h38

O judô é tradicionalmente um esporte individual, mas tem a vantagem de se transformar em uma modalidade coletiva quando chega a hora de competições como a Copa do Mundo por Equipes, que terá sua fase classificatória nos dias 23 e 24 de julho em Belo Horizonte e finais de 29 a 31 do mesmo mês na Bahia.

A Copa do Mundo por Equipes reunirá oito das principais escolas do judô mundial: Brasil, Japão, Coréia, França, Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Portugal. O medalhista olímpico Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008, acha que a mudança encarada pelos judocas está na estratégia a ser tomada no tatame.

"Na hora da luta você está sozinho na área de competição com o adversário, mas, o que diferencia o torneio por equipes de um campeonato tradicional é a estratégia. É preciso pensar na vitória coletiva, então, às vezes é mais válido lutar de maneira conservadora para garantar o ponto para sua equipe do que arriscar tudo e acabar ficando sem pontuar", explica Leandro.

Guilheiro foi campeão do Grand Prix Nacional Interclubes com o Pinheiros, mas não tem título pela seleção num evento de equipes. Para o judoca, o grande atrativo de uma competição por equipes é o espírito de união que contagia todos os atletas envolvidos.

"Já vi muito atleta de nível técnico inferior vencer em torneio de equipe justamente pela motivação de fazer parte de um grupo, de lutar por um objetivo coletivo. A torcida dos companheiros do lado de fora faz toda diferença", conta Guilheiro.

Leandro terá como companheiros de equipe Leandro Cunha (-66kg), Alex Pombo (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Corrêa (+90kg), Walter Santos (+90kg) e Rafael Silva (+90kg).

Principal adversário dos brasileiros na competição, o Japão confirmou a presença de uma das suas maiores estrelas para a disputa da Copa do Mundo por Equipes. O bicampeão mundial Yasuyuki Muneta, de 29 anos, representará o país do sol nascente na categoria acima de 90kg. Além de Muneta, lutam o evento Masashi Kodera (-66kg), Tatsuaki Egusa (-66kg), Riki Nakaya (-73kg), Ryo Saito (-73kg), Masahiko Tomouch (-81kg), Masashi Nishiyama (-90kg) e Masaru Momose (+90kg).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade