PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Fora desde Londres, Mayra retoma treinos e se anima com Mundial

8 fev 2013 - 08h03
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Mayra Aguiar não luta desde que conquistou o bronze em Londres
Mayra Aguiar não luta desde que conquistou o bronze em Londres
Foto: Bruno Santos / Terra

No dia 2 de agosto de 2012, a judoca Mayra Aguiar entrou para a história do esporte olímpico do Brasil e conquistou a medalha de bronze da categoria até 78 kg na Olimpíada de Londres. Seis meses depois, a gaúcha está pronta para voltar aos tatames. A atleta deixou os Jogos de 2012 com o físico bastante desgastado, precisou passar por cirurgia no ombro e retomou os treinamentos para se preparar para as competições.

"Eu estou muito bem. Não sinto mais dor, já está firme o braço, já fiz fisioterapia reforço, estou na última parte da recuperação. Estou muito bem e animada. Esse tempo fora me deixou com muita vontade de voltar e estou empolgada", disse Mayra em entrevista ao Terra no dia em que fez seu primeiro treino no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro.

Mayra voltou aos treinamentos no CT do COB (Foto: Valter França/CBJ/Divulgação)

A judoca fez uma artroscopia no ombro direito em outubro para corrigir lesão ligamentar com a qual convivia desde abril. A gaúcha precisou lidar com o problema durante a Olimpíada, da qual saiu também com dores no punho e no cotovelo.

"Foi a competição em que mais me machuquei. Tive uma lesão no punho na primeira luta (contra a tunisiana Hana Mergheni) e tive que fazer uma infiltração para poder segurar no quimono. Na terceira luta, com a Kayla (Harrison, americana que a derrotou na semifinal), ela fez uma chave de braço no cotovelo e demorou seis meses para que eu pudesse me recuperar. Voltei no tempo certinho", explicou.

Mayra não tem data para voltar às competições. Seu retorno depende de sua recuperação nos treinos. A gaúcha, entretanto, promete estar 100% para a disputa do Mundial de Judô, que acontece entre 26 de agosto e 1º de setembro. "É bem de cada atleta. Vai ser rápido, o quanto mais cedo puder competir, estarei. De repente por março, abril, já devo estar lutando normal. No Mundial vou vir com tudo", avisou.

A judoca ainda comemorou o fato de poder lutar em casa tanto no Mundial quanto na Olimpíada de 2016, que será no Rio de Janeiro. Ela também celebrou o reconhecimento que recebe por suas conquistas recentes depois do bronze olímpico. "Ficou esse gostinho de quero mais. Gosto de lutar em casa e vai ser ótimo. Estou bastante empolgada", afirmou.

"O pessoal reconhece bastante, principalmente em Porto Alegre. É bem gostoso isso. Reconhecem seu trabalho. A gente que se esforça tanto, ser valorizada é bastante bom. Dá um incentivo maior. É bem gostoso. A minha rotina vem sendo normal depois da medalha, não mudou, principalmente agora que voltei ao tatame. É baixar a cabeça, novo ciclo, pegar as coisas boas e ruins e aperfeiçoar para ficarem melhores", receitou Mayra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade