PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Guilheiro perde para americano e briga por terceiro bronze

31 jul 2012 - 06h11
(atualizado às 09h08)
Compartilhar
Allan Farina
Marina Novaes
Direto de Londres

Principal favorito ao ouro no judô na categoria meio-médio (até 81 kg), o brasileiro Leandro Guilheiro acabou abandonando precocemente a disputa pelo ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Na manhã desta terça-feira, o judoca perdeu para o americano Travis Stevens por um wazari de desvantagem e caiu para a repescagem, fase na qual poderá brigar pela medalha de bronze, a mesma que conquistou em Atenas 2004 e Pequim 2008.

» Terra disponibiliza vídeos em 3D dos Jogos Olímpicos de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Líder do ranking mundial da IJF (Federação Internacional de Judô, em inglês), Guilheiro encarou um duro adversário pelas quartas de final. Diante de um embalado americano, o brasileiro enfrentou dificuldades e não conseguiu encaixar o jogo que esperava. Stevens, apostando em manter a distância do rival com o braço esquerdo, neutralizou o favorito e controlou o ritmo do combate.

Contra um adversário já conhecido, que havia derrotado no Campeonato Pan-Americano do ano passado, Guilheiro acabou surpreendido com um golpe do rival, que obteve o wazari. Atrás no placar, o brasileiro apertou o ritmo e aumentou a agressividade. Entretanto, o americano segurou o duelo e decretou a grande surpresa da categoria meio-médio em Londres.

Campanha

Leandro Guilheiro convenceu na fase oitavas de final. Com uma atuação extremamente segura, o judoca venceu o marroquino Safouane Attaf, atual campeão africano, por ippon ao aplicar um rápido seoi nague e derrubar o rival com as costas no chão.

Diante de um adversário mais renomado e descansado (o marroquino foi declarado vencedor contra Liva Saryee, da Libéria, que não bateu o peso da divisão), Guilheiro encontrou um início de combate mais complicado. O brasileiro, diante de um rival que buscou durante o duelo uma postura defensiva, era minado pela pegada do adversário na manga direita, que evitava o melhor jogo do principal favorito ao ouro.

A falta de atividade dos dois competidores resultou em uma punição dupla, que obrigou ambos - especialmente o marroquino - a buscarem o duelo. Contra o adversário mais solto, Guilheiro conseguiu encaixar um golpe eficiente que colocou o adversário de costas no chão. Ippon anotado e vitória para uma das grandes esperanças brasileiras em Londres.

Principal favorito no judô ao ouro na categoria meio-médio (até 81 kg), o brasileiro Leandro Guilheiro confirmou o favoritismo logo na estreia. No primeiro combate do dia, o judoca venceu o letão Konstantins Ovchinnikovs, por um yuko de vantagem (conquistado depois de duas punições contra o rival) e avançou às oitavas de final na competição.

Alvo dos adversários na categoria por conta da posição privilegiada no ranking, Guilheiro começou o combate impondo seu ritmo e acuando o adversário letão. Dono de uma estratégia defensiva, o atleta do leste europeu buscou evitar o jogo agressivo do representante paulista, mas rapidamente recebeu uma punição da arbitragem.

Embora mostrasse mais agressividade, Guilheiro enfrentava algumas dificuldades no combate de estreia. O judoca brasileiro acabou por diversas vezes precisando evitar contra-ataques do letão. Contudo, apresentando um judô seguro, o competidor nacional manteve o ritmo forte e adquiriu um yuko de vantagem depois de outra punição dada ao adversário. Vantagem suficiente para classificar o duas vezes medalhista olímpico de bronze (Pequim 2008 e Atenas 2004).

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Leandro Guilheiro acabou surpreendido pelo rival americano e deu adeus às chances de ouro
Leandro Guilheiro acabou surpreendido pelo rival americano e deu adeus às chances de ouro
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade