PUBLICIDADE

Judô é o terceiro esporte com mais países representados nos Jogos Olímpicos

27 jul 2012 14h32
| atualizado às 15h57
Publicidade

Com 387 concorrentes de 135 países, o judô será o terceiro esporte com mais nacionalidades representadas nos Jogos Olímpicos de Londres, sendo superado apenas pela natação e pelo atletismo.

Competições do judô começam neste sábado na ExCel Arena, zona oeste de Londres
Competições do judô começam neste sábado na ExCel Arena, zona oeste de Londres
Foto: Bruno Santos / Terra

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site
» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

"Quando começou a fase de classificação, houve muita controvérsia sobre o sistema utilizado. Agora, no entanto, com 387 atletas de 135 países, dos cinco continentes, somos o terceiro esporte olímpico mais universal de Londres", disse o presidente da Federação Internacional de Judô (IFJ), Marius Vizer.

A Europa, que conta com 42 países participantes, é o continente com mais nacionalidades representadas, seguido da África, com 30, Ásia e América, com 26, e Oceania, com 11.

Em número de concorrentes, a Europa também lidera a classificação com 182 judocas, seguido pelos asiáticos, com 83, americanos, com 65, africanos, com 41, e os da Oceania, que são apenas 16.

A maioria dos países (116) conseguiu uma das vagas através do sistema direto de classificação, enquanto outros 17 são atletas convidados pela IFJ. Apenas a saudita Wojdan Shaherkani recebeu convite especial do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Shaherkani, uma das duas atletas da Arábia Saudita em Londres, pode se transformar na primeira esportista de seu país a estrear em uma competição olímpica.

No entanto, o presidente da IFJ disse que a atleta não poderá fazer uso do "hijab", vestimenta tradicional que cobre a cabeça, o que coloca em risco sua participação nos Jogos.

O porta-voz da Federação, Nicolas Messner, disse que a IFJ e o COI estão mantendo conversas com as autoridades sauditas, embora tenha reiterado que as "normas são as mesmas para os 387 atletas".

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

EFE   
Publicidade