PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Judoca brasileira perde para campeã mundial e ganha bronze no Rio

23 mai 2010 - 08h41
(atualizado em 27/5/2010 às 21h09)
Compartilhar

A judoca Mariana Silva (-63kg) conquistou a única medalha do Brasil no primeiro dia de disputa do Grand Slam do Rio de Janeiro, no Ginásio do Maracanãzinho. Com o bronze no sábado, a brasileira faturou 120 pontos no ranking mundial e também olímpico da Federação Internacional de Judô (FIJ).

Mariana foi derrotada por ippon na semifinal pela japonesa Yoshie Ueno, atual campeã mundial e líder do ranking. Como no Grand Slam não há repescagem, a queda na semifinal equivale ao bronze. Aos 20 anos, a brasileira comemora sua primeira em torneios deste nível.

"Entrei bem concentrada contra a Ueno, mas, infelizmente, não consegui bloquear os golpes dela. Ganhar uma medalha no Brasil é sempre especial, só que meu objetivo é treinar para ser campeã", disse a judoca, bronze no Mundial Sub-20 disputado em 2009, na França.

Mariana ganhou a medalha diante de 6 mil torcedores no Maracanãzinho, uma experiência inédita. "Foi diferente lutar com uma torcida gritando tanto dessa maneira, mas estava tão focada que na hora nem percebi muito. Com certeza foi especial conquistar esta medalha aqui", afirmou.

Para ficar com o bronze, Mariana fez quatro fez quatro lutas. Na estreia, venceu por ippon a argentina Mariana Lopes. Na rodada seguinte, passou pela israelense Alice Schlesinger por yuko. Nas quartas, a eslovena Urska Zolnir, medalhista olímpica e mundial, foi eliminada por aplicar um golpe ilegal.

Nascida na baixada santista, Mariana Silva morou por dois anos no Japão, onde estudou educação física e treinou judô. Neste domingo, competem os atletas das seguintes categorias: -81kg, -90kg, -100kg, +100kg, -70kg, -78kg e +78kg. O Grand Slam começa às 9h30 (de Brasília) e as disputas de medalha estão programadas para as 16h.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade