PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Judocas brasileiros vão à Áustria para treinamento especial

6 jan 2015 - 17h20
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A Seleção Brasileira de judô começa nesta terça-feira sua caminhada em 2015. Vinte e dois atletas embarcam à tarde para a Europa onde participam de uma preparação especial na cidade de Mittersill, na Áustria, onde ficarão até o dia 17 de janeiro. O Treinamento de Campo da União Europeia de Judô é o maior treino do continente no primeiro semestre e deverá reunir mais de 700 judocas, entre 45 países de todos os cantos do planeta. Esta é a primeira vez que o time verde e amarelo participa da atividade.

"Este é um excelente evento para começarmos o ano. Vamos ter atletas muito fortes, medalhistas olímpicos e campeões mundiais, o que eleva o nível técnico do treinamento. Para os mais novos, será uma grande experiência", disse Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento.

"Na verdade minha ficha nem caiu ainda. Para mim, estou indo fazer mais uma viagem com a seleção júnior. Acho que a ficha só vai cair quando estiver lá treinando, no meio de tantos atletas consagrados", disse a jovem Danielle Karla Oliveira, que participa do primeiro evento com a seleção principal depois de vencer a terceira etapa da Seletiva Rio 2016 em dezembro.

Entre os atletas presentes na Áustria, 40 são medalhistas olímpicos e mundiais, como a austríaca Sabrina Filzmoser, a norte-americana Kayla Harrison, a israelense Yarden Gerbi, Majlinda Kelmendi, de Kosovo, o russo Arsen Galstyan, o tcheco Lukas Krpalek, o georgiano Varlam Lipartelini, o grego Ilias Iliadis e o ucraniano Georgii Zantaraia.

As convocadas para representar o Brasil em Mittersill são Sarah Menezes (48kg), Nathália Brígida (48kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (57kg), Danielle Karla Oliveira (63kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Bárbara Timo (70kg), Rochele Nunes (+78kg). Entre os homens estão Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Leandro Guilheiro (81kg), Rafael Macedo (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg).

"Minha lesão no joelho aconteceu justamente num treino como esse, portanto, tenho que ir com cuidado. Pretendo usar as atividades para ganhar ritmo e continuar evoluindo tecnicamente", disse Leandro Guilheiro, lembrando a lesão que o deixou fora de combate por quase dois anos.

Depois do treinamento na Áustria, a seleção brasileira principal e sub 21 participam do Treinamento de Campo Internacional em Saquarema, interior do Rio de Janeiro, e que já tem confirmadas equipes da França, Japão, Holanda, Portugal, Eslovênia, Israel, Finlândia, Alemanha, Itália, Irlanda, Áustria e Estados Unidos. A primeira competição internacional será o Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, entre os dias 20 e 22 de fevereiro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade