PUBLICIDADE

Lutas

Judocas Maria Portela e Maria Suelen conquistam medalhas em Praga

3 mar 2013 - 17h40
(atualizado às 18h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de um primeiro dia sem medalhas, as brasileiras tiveram motivos para comemorar neste domingo e conquistaram duas medalhas na Copa Europeia de Praga (TCH). Maria Portela (70 kg) levou a prata e Maria Suelen Altheman (+78 kg), que havia sido campeã do Grand Prix de Dusseldorf na semana passada, levou a medalha de bronze.

Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas, parabenizou as judocas brasileiras. "Duas medalhas merecidas! Elas trabalharam duro aqui na Europa, mas fica a sensação de que poderia ter sido melhor. Creio que o resultado da final não foi justo e que a Portela deveria sair com ouro. A Suelen teve um momento de desatenção na semifinal que acabou a tirando da decisão. Contudo, o balanço foi positivo. Estamos evoluindo e eu estou bastante confiante após este inicio de Ciclo Olímpico", disse.

Na campanha que levou à prata, Maria Portela derrotou a francesa Lucie Perrot com um yuko, depois despachou a ucraniana Luiza Gainutdinova, vencendo por ippon. Na sequência, nas semifinais, foi a vez de a brasileira ganhar da alemã Barbara Bandel com um ippon e, na decisão, Maria Portela perdeu para a espanhola Maria Avomo Bernabeu no desempate por penalizações.

Maria Suelen Altheman ganhou três das suas quatro lutas por ippon. Primeiro a brasileira bateu a croata Ivan Sutalo e depois derrotou a holandesa Janine Penders. Na semifinal, porém, Maria Suelen foi derrotada pela turca Belkis Zehra Kaya por ippon e, na disputa pelo bronze, superou a turca Gulsah Kocaturk também por ippon.

Já em Varsóvia (POL), sede da Copa Europeia masculina, os brasileiros encerraram a competição sem medalhas. Mauro Moura (81kg) caiu logo em sua estreia, ao perder para o húngaro Milan Koller por dois yukos. Rafael Buzacarini (100kg) ganhou do esloveno David Kukovica, por ippon, depois bateu o húngaro Andras Kaszas, no desempate por penalizações, mas acabou sendo derrotado pelo letão Jevgenjis Borodavko, que venceu com um wazari. O mato-grossense David Moura não conseguiu repetir o bom desempenho do Grand Prix de Dusseldorf, e perdeu no primeiro combate para o italiano Alessio Mascetti por ter tido duas penalizações a mais que o adversário.

As antigas Copas do Mundo, agora Continental Cups, depois das mudanças aplicadas pela Federação Internacional de Judô (FIJ) no começo deste ano, dá ao campeão 100 pontos; o segundo, 60; e o terceiro, 40.

A delegação brasileira chega ao país na próxima terça-feira. O próximo compromisso dos 43 atletas quem compõem a Seleção será o Treinamento de Campo Internacional, que será realizado em São Paulo, entre os dias 7 e 17 de março. E, terminando o rodízio dos atletas da Seleção, um terceiro grupo vai participar dos Opens e Montevidéu (URU) e Buenos Aires (ARG) no final de março.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade