0

Kitadai supera italiano no desempate, conquista bronze e chora

28 jul 2012
10h58
atualizado às 14h02
Allan Farina
Direto de Londres

O brasileiro Felipe Kitadai conquistou a primeira medalha do País nos Jogos Olímpicos de Londres. Neste sábado, o competidor, no dia em que completou 23 anos, superou o italiano Elio Verde no Golden Score, em disputa válida pela categoria ligeiro (até 60 kg) e garantiu um lugar no pódio na capital britânica. Vaga que resultou em choro, emoção e muita comemoração do atleta. O ouro ficou com o russo Arsen Galystyan, que superou na decisão o medalhista de prata Hiroaki Hiraoka.

» Veja fotos da conquista de Felipe Kitadai
» Veja o quadro de medalhas de Londres 2012
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site
» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Em busca de sacramentar a primeira medalha brasileira na Olimpíada de Londres, Kitadai começou o combate diante do italiano com a mesma agressividade demonstrada das duas primeiras rodadas. Mais baixo que o rival, o brasileiro apostou na maior agilidade para dominar a manga do rival na primeira metade do combate.

Apesar do domínio no início, o brasileiro recebeu uma punição por advertência da arbitragem e viu o combate se inverter. O italiano passou a controlar a manga (investindo na direira do paulistano) e minou a velocidade de Kitadai, arrastando o duelo de maneira truncada até o final, concretizando a segunda disputa seguida em Golden Score.

No desempate, Kitadai conseguiu um yuko ao derrubar italiano. Depois de um pequeno período de discussão entre os juízes, o árbitro central confirmou o resultado e sacramentou ao brasileiro a primeira medalha de bronze nos Jogos. Após a vitória, o jovem de apenas 23 anos não escondeu a emoção, chorou e beijou os arcos olímpicos no tatame. Pódio olímpico no dia do aniversário.

Campanha

Para conseguir um lugar na disputa do bronze, o representante paulistano derrotou o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi no Golden Score, por uma vantagem de yuko.

Os cinco primeiros minutos de combate ficaram marcados pelo equilíbrio e estudo entre os dois competidor. Ainda abatido pela derrota nas quartas de final, Kitadai pouco atacou e acabou punido pela arbitragem. Entretanto, antes do final do combate, o sul-coreano também acabou advertido pela arbitragem. Sem nenhum dos dois lutadores pontuarem, o combate foi definido somente no Golden Score.

No desempate, Kitadai, com pouco mais de um minuto para o final do duelo, conseguiu encaixar um golpe e derrubar o adversário asiático. A arbitragem assinalou o yuko e confirmou a vitória do competidor brasileiro, que disputará a medalha logo em sua primeira participação olímpica. O algoz do brasileiro, o uzbeque Rishod Sobirov, caiu na semifinal no Golden Score para o russo Arsen Galstyan.

No início da tarde deste sábado, em duelo pelas quartas de final, Felipe Kitadai não resistiu ao favorito Rishod Sobirov, atual bicampeão mundial e líder do ranking na divisão dos ligeiros (até 60 kg), e abandonou a disputa pela medalha de ouro. Apesar de conseguir equilibrar o duelo, o atleta nacional acabou derrotado na parte final do duelo por ippon

Antes de ser superado pelo principal judoca da categoria na Olimpíada de Londres, Kitadai teve duas exibições seguras. No segundo combate pela manhã deste sábado, o judoca paulistano, embalado pelo triunfo na estreia, finalizou o saudita Eisa Majrash e venceu por ippon.

Aniversariante deste dia 28 de julho, o brasileiro, antes de encaixar a imobilização diante do árabe, já havia entrado no tatame. No primeiro combate, Kitadai superou o mongol Tumurkhuleg Davaador por um wazari e um yuko de vantagem.

Diante de um adversário duro e que o havia derrotado na outra oportunidade em que se encontraram (Mundial Juvenil de 2008), Kitadai, 23 anos, procurou se movimentar para tirar o raio de ação do adversário, mais forte fisicamente. No início do combate, o brasileiro conseguiu encaixar um yuko e abrir vantagem para se tranquilizar no restante do duelo.

A vantagem permitiu ao brasileiro trabalhar nos contra-ataques diante do mongol. Em um bem encaixado, Kitadai conseguiu um wazari e a tranquilidade necessária para administrar no minuto final de duelo.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Kitadai conquista a primeira medalha para o Brasil em Londres
Kitadai conquista a primeira medalha para o Brasil em Londres
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade