PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Mayra Aguiar conquista o bicampeonato no World Masters

26 mai 2013 - 13h11
Compartilhar

Neste domingo, Mayra Aguiar conseguiu um grande feito e ganhou a única medalha de ouro do judô brasileiro no World Masters 2013, disputado em Tyumen (RUS). A brasileira chegou à Rússia como atual campeã da competição e conquistou o bicampeonato na categoria até 78 kg. Além dela, Maria Suelen Altheman e Rafael Silva ganharam a prata e Victor Penalber cravou o bronze.

Com os resultados deste domingo, a Seleção Brasileira encerra a competição com um ouro, três pratas e dois bronzes, já que, no sábado, a campeã olímpica na categoria até 48 kg levou a prata e Felipe Kitadai ganhou um bronze na categoria até 60 kg.

A disputa pela medalha de ouro foi bastante acirrada, mas Mayra Aguiar, segunda colocada em sua categoria no ranking da Federação Internacional de Judô, conseguiu superar a húngara Abigel Joo com um wazari e subiu ao lugar mais alto do pódio. Defendendo o seu título, a brasileira também já havia batido, na estreia, a ucraniana Victoria Turks e, na sequência, nas semifinais, foi a vez de Mayra derrotar a sul-coreana Gyeong-Mi Jeong.

Na categoria até 78 kg, Maria Suelen Altheman ganhou a prata depois de perder a decisão para a chinesa Song Yu, com quatro punições e a consequente eliminação. Antes da final, a brasileira havia derrotado a sul-coreana Jung Eun Lee e, em seguida, foi a vez de Maria Suelen ganhar a luta contra a cubana Heidy Abreu, que havia eliminada a também brasileira Rochele Nunes na estreia.

Já entre os homens, Rafael Silva ganhou a prata, ao ser derrotado, na decisão da categoria acima de 100 kg, pelo georgiano Adam Okruashvili com um ippon por imobilização. Também no peso pesado, os brasileiros David Moura e Walter Santos chegaram às semis, mas perderam suas lutas e, na decisão do terceiro lugar, não conseguiram vencer e saíram da competição sem medalhas.

Victor Penalber também teve motivos para comemorar, já que bateu o russo Murat Khabachirov por ippon, na decisão do bronze da categoria até 81 kg. Penalber havia perdido logo na primeira luta, para o russo Ivan Ninfontov, que acabou com o ouro, e, na repescagem, buscou o bronze, ganhando do uzbeque Yakhyo Imamov e de Khabachirov.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade