0

Morre judoca medalha de ouro em Olimpíada de Tóquio em 1964

28 ago 2010
08h27
atualizado às 08h59

O holandês Anton Geesink, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1987 e campeão olímpico de judô nos Jogos de 1964 em Tóquio, morreu na cidade de Utrecht aos 76 anos.

O COI não informa as causas da morte, mas fontes apontam que Gessink permaneceu internado em um hospital de sua cidade natal durante as últimas semanas por uma doença que provocou sua morte.

Antonius Johannes Geesink foi o primeiro desportista não nascido no Japão a conquistar um título mundial de judô, em 1961. Entrou para história ao derrotar o judoca japonês Akio Kaminaga, favorito a medalha de ouro e herói local de um esporte de massa em seu país.

Ele voltaria a reeditar a façanha em 1965 com a conquista do título mundial na categoria aberta, sem limite de peso, que era seu lugar natural devido ao seu porte: 1,98 m de altura e 121 kg.

A carreira profissional de Geesink sempre foi ligada à educação. Como professor de educação física e pesquisador, Geesink escreveu 11 livros e diversos artigos dedicados à cultura física, ao esporte e, em particular, ao judô.

Judoca holandês encerrou hegemonia de japoneses na década de 60
Judoca holandês encerrou hegemonia de japoneses na década de 60
Foto: Getty Images
EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade