PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Mundial de Judô: Rafaela Silva perde bronze para francesa

27 ago 2014 - 09h15
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil chegou perto, mas acabou fechando sua participação no terceiro dia do Mundial de Judô de 2014 sem medalhas. Depois de eliminações de Ketleyn Quadros e Alex Pombo em suas primeiras lutas, Rafaela Silva, então campeã do mundo, chegou à disputa do terceiro lugar, mas foi vencida pela francesa Automne Pavia, que ficou com o bronze.

Foto: Buda Mendes/STF / Getty Images

A brasileira começou na fase final conseguindo uma vitória na repescagem, o que a credenciou para a disputa do terceiro lugar. Diante da suíça Fabienne Kocher, Rafaela garantiu boa vantagem logo no início, com um wazari sobre a adversária, administrando o resultado até o final do combate, sem maiores dificuldades.

Na decisão do bronze, diante da experiente Automne Pavia, da França, Rafaela também saiu na frente. A brasileira aplicou um yuko, conseguindo um ponto. Uma advertência na sequência, contudo, prejudicou a judoca.

Com a punição, Rafaela ficou na defensiva, mas Pavia não se intimidou e devolveu o yuko. Devido à advertência da brasileira, a francesa passou à frente. A vantagem, entretanto, durou pouco: Pavia também levou uma advertência, e a luta, empatada, foi para o golden score.

No desempate, Pavia não abriu mão de sua postura ofensiva, obtida com facilidade por sua maior estatura. Nos primeiros golpes, Rafaela por pouco não encaixou um golpe e encerrou a luta. A francesa também assustou ao derrubar a brasileira, mas não pontuou. Rafaela, contudo, levou uma nova advertência e perdeu a luta. Até agora, o Brasil segue com apenas uma medalha conquistada: Érika Miranda ficou com o bronze na terça-feira.

Os outros dois representantes do Brasil na categoria leve caíram logo na estreia. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Keyleyn Quadros foi derrotada por Chen-Ling Lien, de Taiwan, por ter levado uma punição, em luta que não teve pontuação. Já na categoria até 73 kg, Alex Pombo, estreante em Mundiais, foi surpreendido pelo belga Dirk Van Tichelt, perdendo por imobilização no fim da luta.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade