PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Rafaela Silva é ouro em Roma, e Brasil fecha sábado com seis medalhas

15 fev 2014 - 22h42
(atualizado às 22h57)
Compartilhar

O ano começa a "esquentar" para os atletas brasileiros e, neste sábado, seis medalhas foram conquistadas nas duas competições simultâneas às quais a Seleção Brasileira está participando. Em Roma, onde está a equipe feminina, três medalhas conquistadas se somaram a outros três quintos lugares. A campeã mundial Rafaela Silva (57kg), em sua primeira competição como líder do ranking da Federação Internacional, venceu as quatro lutas que fez - contra Ekaterina Melnikova (RUS), Chen Ling Lien (TAI), Alessia Regis (ITA) e, na final, Christa Deguchi (JAP) - e garantiu o lugar mais alto do pódio.

"A competição não conta ponto para mim no ranking (por não ser da FIJ), mas como a Rosi e o Ney sempre falam, esse foi um treinamento de luxo - e um baita treinamento. A competição estava bastante forte e pude chegar à decisão e ganhar da Deguchi, que tinha me vencido em Tóquio. Não tem nada melhor que voltar para casa com a sensação de dever cumprido. É bom, também, para limpar a alma. Chega de perder para as japonesas", disse a campeã Rafaela Silva.

As outras duas atletas brasileiras que subiram no pódio, o fizeram se credenciando após vitórias contra companheiras de Seleção. Mariana Silva (63kg) teve de passar por uma semifinal contra a xará Mariana Barros; enquanto que Maria Suelen Altheman (+78kg) encontrou Rochele Nunes na repescagem, venceu e passou a disputa pelo bronze.

Na decisão da categoria até 63kg, Mariana Silva, que já tinha passado por Rotem Shor (ISR), Edwige Gwend (ITA) e Mariana Barros, encarou a japonesa Megumi Tsugane e acabou perdendo, ficando com a prata. Na outra categoria, Maria Suelen Altheman começou batendo Elisa Marchio (ITA), mas perdeu na sequência, para Sisi Ma (CHI). Na repescagem, venceu Rochele Nunes e faturou a medalha de bronze ao derrotar Emilie Andeol (FRA).

Na Áustria, em Oberwart, foi apenas o primeiro dia de competições, com as categorias até 60kg, 66kg e 73kg subindo aos tatames. Felipe Kitadai (60kg) venceu suas três primeiras lutas, contra Carmine Maria di Loreto (ITA), Matjaz Trbovc (ESL) e Yoav Shemesh (ISR), as duas últimas por ippon. Na final, acabou levando a pior contra Ryo Kawabata (JAP) e ficou com a medalha de prata. Também entre os ligeiros, Diego Santos venceu Laszlo Burjan (HUN), Kamel Mohamedi (FRA), Jeroen Mooren (HOL) e Savva Karakizidi (RUS), e, tendo perdido para Ryo Kawabata (JAP) no meio do caminho, ficou com a medalha de bronze.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade