0

Seleção Brasileira de judô treina em SP para Mundial Sênior

10 ago 2010
16h43
atualizado às 17h14

A seleção Brasileira de judô, que disputará o Campeonato Mundial Sênior em Tóquio (Japão, 9 a 13 de setembro), estará reunida em São Paulo para treinamento esta semana. Na quarta-feira (11 de agosto) os atletas estarão juntos em treino aberto a partir de 19h30, no dojô do Ibirapuera (Projeto Futuro, entrada pela Rua Manuel da Nóbrega, na zona sul de São Paulo).

Leandro Guilheiro (foto), servindo às Forças Armadas, não se reuniu com a Seleção Brasileira
Leandro Guilheiro (foto), servindo às Forças Armadas, não se reuniu com a Seleção Brasileira
Foto: Reuters

Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Flávio Canto, Tiago Camilo, Hugo Pessanha, Rafael Silva, Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar e Maria Suellen Altheman estarão na capital paulista. Bruno Mendonça e Walter Santos, servindo às Forças Armadas, não se apresentam nesse encontro da Seleção Brasileira, que será o último da equipe antes do embarque para o Japão, no próximo dia 26 de agosto.

Será o primeiro Campeonato Mundial que conta pontos para o ranking de classificação olímpica (ouro 500 pontos, prata 300 pontos, bronze 200 pontos, quinto lugar 100 pontos, sétimo lugar 80 pontos). Se os Jogos de Londres fossem hoje, todos os atletas convocados para Tóquio estariam dentro do índice determinado (entre as 13 melhores no feminino e os 22 melhores do mundo no masculino, em alguns casos, levando em consideração os descartes). Diferentemente dos anos anteriores, a vaga para Londres 2012 passa a ser do atleta, e não mais do elenco.

Todos os atletas convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) conquistaram boas colocações e medalhas em competições válidas pelo Circuito Mundial de 2010, entre Copa do Mundo, Grand Prix, Grand Slam e Campeonato Pan-Americano.

Homens conquistaram títulos em 2010 - Os destaques da atual temporada foram os ouros obtidos em etapas do Grand Slam, o principal evento do circuito: Leandro Guilheiro (81kg) em Paris, Hugo Pessanha (90kg) no Rio de Janeiro e Luciano Correa (100kg) em Moscou. Guilheiro foi ainda prata no Grand Prix da Tunísia, bronze no Grand Slam do Rio e ouro na Copa do Mundo de São Paulo.

Hugo conquistou também o título da Copa do Mundo de São Paulo e do Pan-Americano este ano, equanto Luciano venceu a Copa do Mundo de São Paulo, foi bronze no Grand Prix de Dusseldorf e prata na Copa do Mundo de Viena.

Kitadai foi prata no Pan-Americano e bronze na Copa do Mundo de São Paulo, Leandro Cunha ficou com o bronze no Pan-Americano, Bruno Mendonça venceu a Copa do Mundo de São Paulo e foi bronze no Grand Slam de Moscou e no Pan, Flávio Canto foi bronze no Grand Slam de Moscou e do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo de Madri e ouro no Pan e na Copa do Mundo de Lisboa.

Tiago Camilo foi bronze no Grand Slam de Paris e na Copa do Mundo de Lisboa, alem de ouro na Copa do Mundo de Madri. Rafael Silva ficou com a prata na Copa do Mundo de São Paulo e bronze na de Lisboa, e Walter Santos foi prata na Copa do Mundo de Viena.

Desempenho feminino - Sarah Menezes, melhor atleta olímpica do Brasil em 2009 pelo COB, venceu o Pan e a Copa do Mundo de São Paulo e ficou com a prata na Copa do Mundo de Budapeste, Mariana Silva foi bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro e no Pan-Americano.

Mayra Aguiar obteve as mesmas colocações de Mariana Silva, e foi ainda ouro na Copa do Mundo de Budapeste e prata na Copa do Mundo de São Paulo. Maria Portela ficou com o bronze na Copa do Mundo de São Paulo e a pesado Maria Suellen Altheman foi prata no Grand Slam do Rio de Janeiro e bronze no Pan.

O Brasil soma 19 medalhas em Campeonatos Mundiais Sênior de Judô: quatro ouros, duas pratas e 13 bronzes. Nas duas últimas vezes em que o Campeonato Mundial Sênior foi disputado no Japão, o Brasil subiu ao pódio (bronze em Osaka 2003 com Mario Sabino, Carlos Honorato e Edinanci Silva e bronze em Tóquio 1995 com Danielle Zangrando).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade