0

Seleção Brasileira vai à Rússia para disputa do World Masters

21 mai 2013
12h22

A Seleção Brasileira de Judô viajou à Rússia, nesta segunda-feira, para a disputa do World Masters de Tyumen, segunda competição mais importante da Federação Internacional do esporte. Além dos 22 atletas, a equipe é composta pelos técnicos Luiz Shinohara e Mário Tsutsui, pelo médico Breno Schor e pelo fisioterapeuta Gláucio Paredes.

"Estamos indo para a competição com 12 cabeças de chave o que, em princípio, facilita o caminho desses atletas até uma medalha. Isso é fruto do planejamento feito pela direção da CBJ e pela comissão técnica visando uma boa participação nessa competição que é um dos nossos maiores objetivos na temporada, ao lado do Mundial do Rio. Estamos com um time bastante forte e isso mostra que o projeto está sendo bem executado", declarou Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas.

Os atletas que representarão o país são: Sarah Menezes (48kg), Gabriela Chibana (48kg), Érika Miranda (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (57kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Diego Santos (60kg), Luiz Revite (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Renan Nunes (100kg), Rafael Silva (+100kg), Walter Santos (+100kg) e David Moura (+100kg).

"Acho que consigo me controlar melhor por conhecer mais as adversárias e por ter conseguido participar de mais torneios internacionais desde os Jogos Olímpicos do ano passado. A competição tem um nível muito alto e não existe luta fácil. Cada luta é como se fosse uma final", dcomentou Maria Suelen Altheman, quinta colocada no Masters de Baku, em 2011.

A atual edição da disputa será a quarta do World Masters, que conta com os 16 melhores judocas de todo o mundo nas 14 categorias de disputa e só perde em importância para os Jogos Olímpicos e o Mundial. No histórico, o Brasil tem oito medalhas. Em 2011, Em Baku, Leandro Guilheiro ficou com a prata e Sarah Menezes como bronze. Em Almaty, em 2012, Mayra Aguair e Rafael Silva garantiram o ouro, enquanto Sarah novamente ficou bronze, mesma medalha conquistada por Rafaela Silva, Tiago Camilo e Hugo Pessanha.

De acordo com a programação, a disputa começa no sábado, com as mulheres das categorias 48kg, 52kg, 57kg e 63kg e os homens do 60kg, 66kg e 73kg. No domingo, na feminina serão realizadas as disputas de 70kg e 78kg. Já os judocas de 81kg, 90kg, 100kg e +100kg são os últimos a entrarem no tatame.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade