0

Seleção de judô compete no Canadá em último teste antes de Jogos

24 abr 2012
15h05
atualizado às 15h22

A Seleção Brasileira de judô embarca nesta terça-feira para o Canadá, onde participa do Campeonato Pan-Americano de Montreal, último evento válido para o ranking mundial, antes da definição das vagas olímpicas nas 14 categorias.

Atleta levanta 480 kg e dedica ouro olímpico à mulher

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

O Pan-Americano será disputado de 27 a 29 de abril, simultaneamente às demais competições continentais (Europeu, Asiático, etc.). A Confederação Brasileira de Judô levou a equipe principal para o torneio canadense. Apenas nas categorias 90 kg e 100 kg, ambas no masculino, o representante brasileiro no Canadá não será titular nos Jogos Olímpicos de Londres.

Como o Pan poderá interferir no ranking mundial, a CBJ estipulou o critério de não convocar os atletas que estão na briga pela vaga. Assim, os médios Hugo Pessanha e Tiago Camilo e os meio-pesados Leonardo Leite e Luciano Correa não lutam neste final de semana.

A Seleção terá: Sarah Menezes (48 kg), Érika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Maria Portela (70 kg), Mayra Aguiar (78 kg), Maria Suelen Altheman (+78 kg), Felipe Kitadai (60 kg), Leandro Cunha (66 kg), Bruno Mendonça (73 kg), Leandro Guilheiro (81 kg), Eduardo Bettoni (90 kg), Renan Nunes (100 kg) e Rafael Silva (+100 kg).

No dia 30 de abril a Federação Internacional de Judô (FIJ) divulgará o ranking mundial que valerá para os Jogos Olímpicos de Londres, classificando os 22 judocas mais bem ranqueados no masculino e as 14 melhores no feminino. O anúncio oficial da CBJ será no dia 1 de maio à tarde, em São Paulo, em local a ser divulgado.

O Brasil tem atualmente atletas classificados em todas as 14 categorias em disputa na Olimpíada diretamente pelo ranking mundial e olímpico, sem uso da conta continental. Além do Brasil, apenas o Japão conseguiu este mesmo desempenho. França e Coréia do Sul levariam 14 judocas usando a cota e a Grã Bretanha, por ser anfitriã, tem vaga garantida sem necessidade de qualificação.

Londres 2012 no Terra

O Terra , maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade