PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Yamaguchi vence público e quer ouro contra "cubanos traiçoeiros"

27 out 2011 - 00h45
(atualizado às 11h11)
Compartilhar

Emanuel Colombari
Direto de Guadalajara

Yamaguchi Florentino conquistou nesta quarta-feira a segunda vaga do boxe brasileiro para uma final nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Em sua semifinal, além de vencer Armando Piña por 27 a 11 em três assaltos, teve que superar um adversário igualmente difícil: a barulhenta torcida, que compareceu em massa à Arena Expo Guadalajara para levar seu apoio ao pugilista mexicano.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Mas o brasileiro se mostrou tranquilo, e viu a torcida como um rival pior que o próprio Piña. "Eu esperava uma luta mais complicada para mim. Ele me apertou um pouquinho no último round, mas foi complicado pelo público, não pela luta. O público estava muito em cima. Eu estava lutando com ele e com o público junto. Minha tática foi usar o público como se a torcida fosse toda pra mim", disse ele após o combate.

Classificado para a final dos meio pesados (até 81 kg), o brasileiro quase ficou até mesmo fora do pódio: nas quartas de final, contra o dominicano Felix Varela Alvarez, ele chegou a ser foi desclassificado por um suposto golpe baixo. Apelou e garantiu sua vaga nas semifinais, que já lhe assegurava ao menos o terceiro lugar no pódio em seu primeiro Pan.

"Passei perto de não lutar. Me desclassificaram aqui. Fiquei muito triste porque não foi um golpe baixo. Ele se jogou por jogar. Eu tinha três vitórias sobre ele. A única maneira de ele me ganhar era assim", diz o pugilista, que sonha alto agora com sua participação em Guadalajara.

"Eu não tenho o que falar. Estou atrás do ouro, vou buscar esse ouro para o Brasil", promete. "Eu sou um cara que vem para a competição para sair campão. Eu entro na competição para sair campeão, não importa o adversário que eu tenho. Deus abre a porta para mim".

Agora na final, que será disputada no sábado, Yamaguchi Florentino enfrentará o cubano Julio Cesar la Cruz, que fez 19 a 9 no equatoriano Carlos Góngora - bronze no Pan de 2007. Com uma vitória e uma derrota do próximo rival, o brasileiro não teme repetir o que aconteceu no revés sofrido diante do outro finalista.

"Foi uma cotovelada que eu tomei no olho, está até a marca do corte ainda. Inchou muito", relembrou. "Os cubanos traiçoeiros são mesmo. Deu a cotovelada, inchou muito. O árbitro preferiu parar a luta", completou.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade