PUBLICIDADE

MMA

Aldo Rebelo vira aliado para criação de campeonato mundial de MMA

6 nov 2013 - 08h07
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ministro do Esporte costuma apoiar o MMA publicamente</p>
Ministro do Esporte costuma apoiar o MMA publicamente
Foto: Facebook / Reprodução

"O Brasil tem que ser protagonista no MMA, não coadjuvante". A frase é de Elisio Macambira, que tem uma ideia para que isso aconteça - ele quer criar uma entidade no País que organize um campeonato mundial de MMA. Para conseguir esse objetivo há um aliado importante: o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, está por dentro do projeto, que pode virar realidade já em 2014.

Elisio Macambira é presidente da Confederação Brasileira de Mixed Martial Arts (CBMMA) e esteve presente, nesta terça-feira, em evento que contou com a presença de Aldo Rebelo - o ministro participou do lançamento de um centro de treinamento de luta olímpica, em Pirituba, na zona norte de São Paulo. Os dois conversaram sobre a criação de uma entidade que organizaria o campeonato.

"Vamos ter uma sede no Brasil, em São Paulo, e teremos de 30 a 40 países associados. Já entramos em contato com eles", contou Elisio, em entrevista exclusiva ao Terra. De acordo com ele, os contatos com Aldo já tinham sido feitos e foram apenas reforçados no evento desta terça-feira. Com isso, a intenção é que tudo fique pronto para o lançamento em 2014.

<p>Aldo Rebelo lança centro de treinamento de luta olímpica na zona norte de São Paulo</p>
Aldo Rebelo lança centro de treinamento de luta olímpica na zona norte de São Paulo
Foto: Facebook / Reprodução

A ideia de criar um campeonato mundial surgiu por causa do "monopólio" que existe atualmente no esporte, já que o Ultimate Fighting Championship (UFC) realiza as principais competições. Até existem outras organizações, mas nenhuma possui o alcance do UFC. "Tudo que é monopólio não vai para frente. Eles escolhem quem enfrenta quem e, às vezes, não é escolhido o melhor. É uma coisa que é quase uma ditadura", opinou Elisio.

O UFC costuma nomear quem detém seus cinturões como "campeões mundiais", o que também foi criticado por Elisio. "Não é campeão mundial, é campeão de uma organização, porque não tem todos os países. Com o crescimento do MMA, existem muitos países com atletas que querem participar também", comentou ele, atacando mais uma vez o UFC: "eles têm que entender que o MMA não é deles e que não são só eles que podem criar tudo".

MMA 133: Veja os melhores nocautes do Max Sport 133:

Aldo Rebelo costuma apoiar o esporte publicamente e já tinha participado do lançamento oficial da CBMMA em 2012. Na época, ele rasgou elogios a Elisio: "celebro a criação desta Confederação. Sei que ela está em mãos de alguém que conhece o significado do esporte e valoriza para a sociedade e a juventude".

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/ufc-polemicas/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/ufc-polemicas/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Dana White x Lutadores UFC&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade