PUBLICIDADE

MMA

Dana, Belfort e outros detonam briga de Wanderlei com Sonnen

22 abr 2014 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários
Wanderlei e Sonnen vão se enfrentar no octógono, mas resolveram brigar antes
Wanderlei e Sonnen vão se enfrentar no octógono, mas resolveram brigar antes
Foto: Reprodução

Desde quando foi anunciado que Wanderlei Silva e Chael Sonnen seriam os treinadores do reality show The Ultimate Fighter (TUF) no Brasil, já eram esperadas cenas de muita rivalidade. Não era possível prever, porém, uma cena lamentável: a briga entre os dois atletas, que foi exibida na Rede Globo na semana passada e gerou críticas de nomes importantes do MMA. O Terra conversou com diversos atletas e ouviu muitas críticas aos dois.

O primeiro a se manifestar sobre o assunto foi Vitor Belfort, que publicou sua opinião nas redes sociais. Em um longo texto, ele detonou Wanderlei e Sonnen. Depois, os futuros adversários Junior Cigano e Stipe Miocic também foram ouvidos - o croata foi um dos poucos que pegou leve nas críticas.

Uma das declarações mais relevantes veio do presidente do UFC, Dana White, e foi exibida no programa deste domingo. Ele apareceu em um vídeo gravado e, além de expulsar o treinador André Dida - que agrediu Sonnen pelas costas -, chamou Wanderlei e Sonnen de idiotas e macacos.

Veja na íntegra as opiniões de Dana e dos atletas:

Dana White

Eu sei que um não gosta do outro. É divertido, legal... Mas temos viajado o mundo por anos tentando regulamentar este esporte. Se vocês querem lutar de graça, eu vou adorar não ter de pagar vocês. Seria ótimo! Vocês são atletas profissionais, nós pagamos muito dinheiro para vocês competirem e assim decidir quem é o melhor. Vocês estão em um programa comandando jovens lutadores, e o que eles vão fazer depois de ver isso? Façam-me um favor: mostrem um pouco de respeito pelo esporte, mostrem um pouco de respeito por vocês mesmos e vamos manter as coisas no lugar até o fim da temporada.

Vitor Belfort

As artes marciais entraram na minha vida para significar disciplina e respeito, e isso aconteceu quando eu tinha apenas 8 anos, quando comecei a praticar judô. Vejo a responsabilidade dos meus 'heróis esportivos" que influenciaram minha carreira e, por isso, sempre me senti na obrigação de retribuir sendo um atleta que representasse o esporte com a mesma disciplina e respeito que me ensinaram quando comecei, há quase 30 anos atrás. A briga de Wanderlei Silva e Chanel Sonnen no programa TUF Brasil me envergonham. Primeiro, porque o MMA não é briga, é luta de pessoas preparadas dentro de um octógono. Isso é o que eu faço. Eu não brigo, eu luto. Segundo, não há mais espaço para um esporte como o MMA aceitar este comportamento quando a própria modalidade tem regras claras para atitudes antidesportivas fora dos ringues. Terceiro e o mais importante, o MMA não pode, jamais, influenciar comportamentos aonde a discussão termine em agressão como se aquilo fosse o modelo adequado de comportamento. Milhões de jovens sofrem a violência dentro e fora da escola, a televisão não pode ser propulsora deste comportamento e menos ainda, os atletas devem representar qualquer atitude violenta por descontrole, seja lá a provocação que for. Os lutadores de MMA devem, urgentemente, estar cientes que seu comportamento dentro e fora dos octógonos pode influenciar milhões de pessoas para o bem e para o mal, eu escolhi influenciar para o bem porque o MMA escolheu também este caminho. Qualquer coisa fora disso já deixou de ser MMA, é briga e isso, definitivamente, não me representa.

Cigano sobre Sonnen x Wanderlei: "passou um pouco do ponto":
Junior Cigano

Toda rivalidade é bem-vinda para apimentar o cenário da luta. O Wanderlei sempre foi inteligente em fazer isso, vender a luta bem, mas aí acho que passou do ponto um pouco. É uma coisa muito séria, tanto que aconteceu o que aconteceu. Foi totalmente negativo, ainda mais com caras tão marcantes. O Wanderlei marcou uma época, tinha que se controlar um pouco mais e não passar do limite. Foi uma briga, uma cena feia de se ver, uma coisa entre atletas que deveriam ter um controle maior.

Stipe Miocic

Eles não gostam uns dos outros, isso é real. Eu não acho que isso (a briga) afeta algo, pois eles vão resolver na luta.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade