0
MMA

Demian rejeita luta armada e vê A. Silva como favorito em revanche

20 ago 2013
17h05
atualizado às 17h18
  • separator
  • comentários

O brasileiro Demian Maia é uma das pessoas mais aproriadas para comentar a derrota recente de Anderson Silva para Chris Weidman no UFC, já que perdeu para o ex-campeão de forma parecida, com muita polêmica por causa de provocações. Nesta terça-feira, em entrevista exclusiva ao Terra, ele opinou sobre o combate, considerou normal o que aconteceu no octógono e também já previu Anderson como favorito na revanche, a ser realizada em dezembro. Além disso, Demian descartou qualquer hipótese destas lutas estarem sendo armadas pelo UFC.

Em primeiro lugar, Demian disse que não guarda qualquer mágoa por causa das provocações que Anderson fez quando os dois se enfrentaram - o ex-campeão baixou a guarda e até virou de costas para o adversário durante a luta. Além disso, Demian entende que Anderson segue como favorito. "O Weidman é muito bom, eu sabia que ele tinha condições de vencer. Mas já achava o Anderson favorito antes e, mesmo com a derrota, vai voltar como favorito", apostou.

Demian, porém, não deixou de criticar Anderson: "em comparação com a minha luta, acho que agora ele passou do ponto. Aquilo que ele fez não é novidade, mas acho que ele se desconcentrou no intervalo, fez aquilo de levantar do córner e aquilo foi errado".

<p>Erick treina com Anderson e defendeu a estratégia do ex-campeão</p>
Erick treina com Anderson e defendeu a estratégia do ex-campeão
Foto: Terra

Por causa da "facilidade" com que Weidman nocauteou Anderson Silva, muitos torcedores de MMA acusaram a possibilidade da luta ter sido armada. Demian rejeitou essa possibilidade prontamente: "nunca conheci ninguém no MMA que falou de luta armada. Isso surgiu porque tem muito fã de MMA que não tem noção nenhuma e compara com o boxe, que tem luta armada. Mas não faz sentido. Por que o Anderson não ia preferir se aposentar como invicto? Por que ele iria falar 'deixa eu perder essa luta para voltar e depois ganhar'?", questionou Maia.

Além de Demian, Erick Silva, também lutador do UFC, esteve no Terra para entrevista exclusiva. Companheiro de Anderson, ele também considerou normal a estratégia de Anderson - "ele tenta abrir uma brecha para conectar os golpes" - e refutou a possibilidade de uma luta armada: "essa galera que comenta de luta armada é a mesma que gosta e aplaude quando (a estratégia do Anderson) dá certo".

Demian e Erick também comentaram sobre outros assuntos do MMA. Leia os melhores momentos da entrevista:

PRÓXIMAS LUTAS
Demian:

Demian Maia fala sobre mágoa com Anderson Silva
"eu já estou em 'camp' para a luta, porque já estamos há sete semanas da luta (no dia 9 de outubro, em Barueri). Estou fazendo o que faço sempre, mas com estratégia para enfrentar o Jake Shields, que é um atleta de primeira linha. Ele é muito bom e vai ser uma luta difícil. Tem que buscar um diferencial, que hoje é muito difícil. Antigamente você treinar jiu-jitsu era um diferencial, mas hoje quase todos atletas são faixa preta. Então tem que buscar uns detalhes mais sutir para estar à frente do seu tempo"
Erick: "ele (o adversário Dong Hyum Kim) veio do judô, mas tenho que praticar todas modalidades. Muitos pensam que ele só vai dar queda, mas ele usa wrestling, tem trocação boa e chuta alto. É um adversário duro, está bem 'ranqueado' e uma vitória vai me projotar bem"

CRESCIMENTO DO MMA
Demian:
"hoje muita gente começa a lutar pensando no MMA. Tenho uma academia e outro dia foi um pai que dizia que o filho iria estar no UFC. Às vezes o pai quer projetar o futuro do filho, mas a gente tem que explicar que o esporte para crianças tem que ser diversão e não pressão.
Erick: "o esporte cresceu muito, mas eu não mudei nada. Continuo treinando bastante e gosto qquando me reconhecem, porque mostra que meu trabalho está sendo bem feito. Mas atleta não chega a ser uma celebridade. Só tem que aproveitar, porque o MMA está numa crescente muita boa para gente. Quando comecei, tinha dificuldade para arrumar patrocínio, porque (o esporte) era mal visto. Mas hoje não, hoje está excelente".

UFC EM BARUERI
Demian:

UFC: Erick Silva prevê luta dura contra sul-coreano
"o ginásio é pequeno, então mesmo quem estiver na arquibancada vai ver muito bem. E quem já foi ver o UFC sabe que é uma emoção única. Quem for não vai querer parar de ir nunca mais. E dessa vez é uma oportunidade excelente para ver, porque de qualquer lugar vai ser bom".
Erick: "alguns criticam os lutadores que só lutam no Brasil, mas não tem isso, porque o mundo inteiro está te vendo. Então não é para desmerecer. O brasileiro tem que se valorizar. Eu amo lutar aqui, é bom demais lutar aqui. O UFC está vendo isso e por isso está fortalecendo as raízes aqui"

DIFICULDADE PARA BATER O PESO
Demian:
"a gente está em dieta para a luta, mas não tão drástica, só procurando se manter no nivel. Na verdade só tem que saber fazer da melhor forma, porque hoje em dia isso conta bastante. Se não fizer certinho, pode comprometer bastante
Erick: "hoje estou me mantendo mais práximo da minha categoria, só 10 kg acima. Para a gente isso é um peso bom. E faltando quatro semanas é que começamos a a baixar mais de pouco em pouco, sem ter que sofrer tanto. Mas a gente sempre sofre. Na última luta perguntaram e eu disse que perdi bem, mas isso não quer dizer que deixei de sofrer"

LUTA PELO CINTURÃO
Demian:
"isso não depende de mim, depende do evento. Mas espero que dê tudo certo nessa luta (contra Shields). Hoje em dia estou em quarto lugar no ranking, vamos ver em que posição vou ficar, mas isso depende mais do que for interessante para a organização colocar".
Erick: "eu estou com três vitórias, uma derrota e uma desclassificação. Então preciso ver essa luta, porque essa luta vai me projetar bem".

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://esportes.terra.com.br/infograficos/ring-girls-brasileiras/iframe.htm &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://esportes.terra.com.br/infograficos/ring-girls-brasileiras/iframe.htm &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade