PUBLICIDADE

MMA

Ex-concorrente do UFC chega ao fim com astros do MMA no último card

11 jan 2013 - 14h52
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Fundado inicialmente como organização de kickboxing, o Strikeforce cresceu ao realizar eventos de MMA, a partir de 2006. Ficou tão grande a ponto de ser o principal concorrente do UFC durante anos. Isso durou até março de 2011, quando Dana White anunciou que a Zuffa, dona do UFC, compraria também o Strikeforce. Em um primeiro momento, isso trouxe poucas mudanças para a organização, mas final do ano passado veio o esperado anúncio: o Strikeforce vai acabar no dia 12 de janeiro de 2013. Mas para honrar a história um card cheio de astros do MMA foi montado para este sábado, em Oklahoma, nos Estados Unidos.

Brasileiro Ronaldo Jacaré pode migrar para o UFC em caso de vitória no Strikeforce deste sábado
Brasileiro Ronaldo Jacaré pode migrar para o UFC em caso de vitória no Strikeforce deste sábado
Foto: Getty Images

» Cigano é arrasado; confira as melhores imagens do UFC 155

Muitos atletas que fizeram história no Strikeforce já migraram para o UFC ou até se aposentaram. O principal deles, Fedor Emelianenko, parou de lutar em junho do ano passado, sem passar pelo Ultimate. Mas Dan Henderson, Alistair Overeem, Nick Diaz e Antônio Pezão e até a musa Ronda Rousey são alguns bons exemples de lutadores que passaram pelo Strikeforce e atualmente são protagonistas do UFC. Eles não estarão presentes no card deste sábado, mas ainda assim a despedida contará com grandes nomes.

Na luta principal está um ex-atleta do UFC que atualmente é campeão do Strikeforce. O peso meio-médio Nate Marquardt, que já teve problema com doping, se tornou campeão no ano passado e fará sua primeira e última defesa de título. O duelo será contra o belga Tarec Saffiedine, que vem de três vitórias consecutivas e só perdeu uma vez no Strikeforce.

Outro astro do MMA que lutará neste sábado será o americano Daniel Cormier, que já acertou sua passagem para o UFC. Especialista em wrestling, ele só não sabe em que categoria lutará no maior evento de MMA do mundo. Atualmente é peso pesado, mas cogita descer para os meio-pesados. Antes, terá que confirmar o favoritismo diante do holandês Dion Staring, adversário deste sábado, que tem 34 anos e aposta na experiência para vencer sua primeira luta no Strikeforce.

O holandês Gegard Mousasi, que nunca lutou pelo UFC, mas sempre foi apontado como um dos melhores pesos meio-pesados do mundo também subirá no octógono. Ele terá pela frente Mike Kyle, que tem uma carreira irregular no MMA, com 19 vitórias, 8 derrotas, 1 empate e duas lutas sem resultado.

Por fim, vale destacar os astros brasileiros que vão se despedir do Strikeforce: Ronaldo Jacaré, especialista em jiu-jitsu que já foi campeão da organização, lutará contra Ed Herman e, caso vença, terá grandes chances de migrar para o UFC.

No card preliminar há mais três atletas tupiniquins: Jorge Gurgel e Adriano Martins vão duelar, enquanto Roger Gracie seguirá na missão de honrar o sobrenome famoso - tricampeão mundial de jiu-jistu na categoria absoluto, ele está com cinco vitórias e uma derrota no MMA.

Mas Roger não será o único herdeiro de sobrenome famoso a lutar no card final do Strikeforce: Ryan Couture, filho do lendário Randy Couture, lutará contra K.J. Noons. Com cinco vitórias e uma derrota no MMA, ele também está perto de ir para o UFC, mas terá na luta deste sábado uma grande chance de provar que tem mais do que um sobrenome famoso. 

Veja o card completo do último Strikeforce:

Nate Marquardt x Tarec Saffiedine

Daniel Cormier x Dion Staring

Josh Barnett x Nandor Guelmino

Gegard Mousasi x Mike Kyle

Ronaldo Jacaré x Ed Herman

Pat Healy x Kurt Holobaugh

Roger Gracie x Anthony Smith

Tim Kennedy x Trevor Smith

K.J. Noons x Ryan Couture

Jorge Gurgel x Adriano Martins

Estevan Payan x Mike Bravo

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade