PUBLICIDADE

MMA

Mês a mês, lembre passos de A. Silva antes de confirmar luta

31 jul 2014 - 07h45
Compartilhar
Exibir comentários

Foram sete meses de muitas dificuldades: desde que se lesionou na luta contra Chris Weidman, em dezembro de 2013, o ex-campeão Anderson Silva passou por muitos desafios. Até a aposentadoria foi cogitada, mas ele surpreendeu com uma rápida recuperação. O resultado disso foi anunciado na última terça-feira: Anderson voltará ao octógono do UFC no dia 31 de janeiro para enfrentar Nick Diaz.

Até lá Anderson terá mais seis meses de preparação. Será um período difícil, em que certamente ele terá dificuldades para voltar à melhor forma física e recuperar a confiança. Porém, o brasileiro já passou pelo mais difícil. Os tratamentos durante os últimos sete meses e até algumas dúvidas e frustrações o atormentaram bastante. Relembre:

Anderson se dedicou à família durante primeira fase de recuperação
Anderson se dedicou à família durante primeira fase de recuperação
Foto: Instagram/ spiderandersonsilva / Reprodução
Janeiro

Durante o primeiro mês após a lesão, todos se perguntavam se Anderson iria voltar a luta. O lutador demorou a se manifestar, mas sobravam indícios de que ele não pararia. No final do mês, em conversa virtual com fãs, ele confirmou que pretendia continuar lutando MMA. Mas causou uma divergência: disse que antes pretendia fazer uma luta de boxe, algo que não agradou o presidente do UFC, Dana White: "isso me deixa louco", comentou.

Fevereiro

Depois de fazer tratamentos e fisioterapia em janeiro, Anderson mostrou rápida evolução e começou a fazer treinamentos físicos. Ele destacou imagens desses momentos, inclusive um vídeo em que aparecia descendo escadas sem ajuda de muletas nem corrimão.

Anderson Silva demonstra que está pronto para voltar ao UFC:
Março

Os vídeos de Anderson Silva continuaram a impressionar: ele apareceu praticando jiu-jitsu e chutando uma bola. Com a perna esquerda cada vez mais recuperada, também começou a treinar boxe com frequência na Academia Team Nogueira.

Mas Anderson tratou de acalmar os ânimos e anunciou o que seria confirmado meses depois: "só voltarei a lutar no ano que vem (2015). Qualquer pessoa que disser para vocês que eu vou lutar no final do ano está mentindo. Acho que estou só 9% recuperado. Parece mais, mas ainda não está tudo isso"

Abril

Logo no começo do mês, Anderson teve uma má notícia: em reunião com Dana White, ficou sabendo que não poderia enfrentar Roy Jones Jr. em uma luta de boxe. "Eu entendo, é um negócio, e para o negócio deles não é bom. Mas é meu sonho, um desejo pessoal que eu tinha e por enquanto fica engavetado", comentou na época.

Anderson Silva desfila no Fashion Rio
Anderson Silva desfila no Fashion Rio
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Anderson também admitiu que poderia voltar a lutar antes de 2015, mas preferia se preservar e cuidar de assuntos pessoais. Acabou se destacando pelo que fez bem longe do ambiente das lutas: desfilou na passarela do Fashion Rio, evento de moda realizado na capital fluminense.

Maio

Anderson enfim foi liberado pelos médicos para treinar todos aspectos do MMA. Ele continuava a divulgar vídeos de exercícios físicos pesados, mas quase sempre voltados a levantar peso e ganhar força. A partir de maio, ele passou a fazer todas artes marciais sem limitações.

Junho

Foi quando o boato sobre uma luta contra Nick Diaz ganhou mais força. Primeiramente o empresário do brasileiro, Ed Soares, levantou a possibilidade. Depois Dana White e o próprio Nick Diaz deram declarações públicas para aprovar a ideia. “Estou dentro, se é isso que fará o Nick voltar a lutar. Eu sei que o time do Anderson quer também, então, vamos ver o que vai acontecer. Os dois querem se enfrentar, porque eu diria não?”, comentou o chefão do UFC.

Os treinamentos de Anderson também intensificaram. No final do mês, ele fez seu primeiro treino de sparring simulando uma luta de boxe. Foi divulgado um vídeo em que mostrava boa desenvoltura e se empolgava com o retorno.

Julho

Enfim foi confirmado o adversário e a data do retorno de Anderson Silva ao MMA: no dia 31 de janeiro de 2015 ele enfrentará o americano Nick Diaz. Saiba o que esperar da luta.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade