PUBLICIDADE

MMA

Mulheres e "pequenos" podem ser o futuro do Brasil no UFC

23 ago 2014 - 08h59
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil vive um momento complicado no MMA: tem apenas um campeão, o peso pena José Aldo, e depende de atletas com idade elevada para continuar em destaque no UFC. Para evitar que o esporte perca popularidade é preciso que haja uma renovação entre os campeões. Mas para que isso aconteça o Brasil vai depender de seus atletas mais leves e também das mulheres.

A médio prazo, o Brasil pode até ficar sem títulos no UFC. Recentemente, o site Bleacher Report fez uma previsão de quem seriam os campeões daqui um ano. O resultado foi exatamente esse, nenhum atleta brasileiro com cinturão. Aldo mudaria de categoria, Barão não se vingaria de TJ Dillashaw, Vitor Belfort perderia para Chris Weidman, e Fabricio Werdum seria derrotado por Cain Velásquez. É um cenário pessimista para os brasileiros, mas não absurdo.

O que também agrava a situação do Brasil é a idade elevada dos principais atletas, como Anderson Silva (39 anos), Minotauro (38), Minotouro (38), Vitor Belfort (37), Fabricio Werdum (36), Lyoto Machida (36), Demian Maia (36), Gabriel Napão (35), Antônio Pezão (34), Glover Teixeira (34), Ronaldo Jacaré (34), Maurício Shogun (32), Gleison Tibau (31) e Júnior Cigano (30).

A curto prazo, alguns desses veteranos até podem manter o Brasil entre os campeões. Mas a renovação a médio prazo depende de atletas mais novos, que já chegaram ao UFC e têm impressionado com vitórias consecutivas. Alguns deles inclusive já estão bem perto de lutar pelo título, mas são desconhecidos do grande público

Veja quem já está no UFC, deve lutar por títulos em breve e pode ser o futuro do Brasil:

Amanda Nunes

<p>Amanda Nunes é a principal lutadora brasileira no UFC</p>
Amanda Nunes é a principal lutadora brasileira no UFC
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Quem é?

A baiana de 26 anos chegou sem fazer muito barulho e tem impressionado no UFC. Conseguiu duas vitórias por nocaute, assim como fez em 90% das suas lutas na carreira. Perdeu apenas três lutas no totel e tem passagens por grandes eventos, como Strikeforce e Invicta FC.

O que falta para o título?

Basta uma vitória contra Cat Zingano para que ela enfrente a campeã Ronda Rousey, em busca do cinturão do peso galo feminino. Mas não será uma missão fácil: ela vai enfrentar a experiente Cat Zingano no UFC 178, em 27 de setembro.

Rafael dos Anjos

<p>Rafael dos Anjos fará luta decisiva em breve</p>
Rafael dos Anjos fará luta decisiva em breve
Foto: Getty Images

Quem é?

Carioca de 29 anos, o peso leve é especialista no jiu-jitsu e na luta agarrada. Seus duelos não costumam ser um espetáculo, mas ele sabe pontuar e é perigoso nas tentativas de finalização. Tem 21 vitórias e sete derrotas na carreira.

O que falta para o título?

Após cinco vitórias consecutivas em 15 meses, perdeu para o russo Khabib Nurmagomedov. Recuperou-se contra Jason High e ganhou uma grande chance: vai fazer a luta principal do UFC Fight Night 49 contra Ben Henderson, ex-campeão dos leves. Se vencer esse combate e mais um, pode receber a chance de lutar pelo cinturão.

Claudia Gadelha

Gadelha foi a primeira peso palha a vencer no UFC
Gadelha foi a primeira peso palha a vencer no UFC
Foto: Getty Images

Quem é?

Natural do Rio Grande do Norte, "Claudinha" tem apenas 25 anos, 1,60 m e um repertório variado de golpes. Está invicta na carreira, após 12 lutas profissionais

O que falta para o título?

A categoria de Gadelha, peso palha feminino, foi criada recentemente e não tem uma campeã definida. A brasileira venceu a primeira luta e agora espera uma decisão do UFC para lutar ou não pelo título. O evento pode esperar para que acabe o reality show The Ultimate Fighter 20, que terá lutadoras dessa categoria, ou colocar a brasileira em uma disputa contra Joanna Jedrzejczyk, a única lutadora que também já venceu na categoria até agora.

Charles do Bronx

<p>Do Bronx é jovem, mas tem muita experiência</p>
Do Bronx é jovem, mas tem muita experiência
Foto: UFC / Divulgação

Quem é?

O paulista tem um dos melhores jiu-jitsus do UFC. Costuma fazer finalizações espetaculares, tanto que ganhou bônus em suas duas últimas vitórias. Tem apenas 24 anos, mas está no UFC desde 2010 e fez 23 lutas na carreira (com 18 vitórias, quatro derrotas e uma luta sem resultado)

O que falta para o título?

Está em uma categoria complicada, a dos pesos pena, dominada pelo brasileiro José Aldo, mas cheia de possíveis desafiantes, como Cub Swanson, Dennis Bermudez, Dustin Poirier e Connor McGregor. Mas tem duas vitórias consecutivas e um adversário que pode o alavancar no ranking - o brasileiro está em 14º e vai enfrentar Nik Lentz, 8º colocado. O combate acontecerá no UFC Fight Night 50, em 5 de setembro.

John Lineker

<p>Lineker tem grande poder de nocaute em uma categoria que poucos possuem isso</p>
Lineker tem grande poder de nocaute em uma categoria que poucos possuem isso
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Quem é?

Apesar de ser peso mosca, Lineker tem muitas dificuldades para ficar com até 56 kg. Por três vezes já falhou na balança, o que lhe afastou da disputa pelo título. Mas agora parece ter encontrado a fórmula para não repetir esse mesmo erro.

O que falta para o título?

Além de não errar na balança, Lineker precisa retormar a boa fase. Ele tinha acumulado quatro vitórias, mas perdeu para Ali Bagautinov e só depois se recuperou com vitória contra Alptekin Ozkilic. Está sem luta marcada atualmente.

Bethe Pitbull

<p>Bethe venceu de virada a luta contra uma amiga de Ronda Rousey</p>
Bethe venceu de virada a luta contra uma amiga de Ronda Rousey
Foto: Getty Images

Quem é?

Paraibana, Bethe começou a carreira tarde. Mas em apenas dois anos de carreira, já conseguiu oito vitórias consecutivas, sendo duas pelo UFC. Possui um estilo agressivo e bastante aguerrido.

O que falta para o título?

Uma estratégia de marketing pode colocá-la diante de Ronda Rousey: após vencer uma amiga da campeã, Jessamyn Duke, ela desafiou outra, Shayna Baszler, que já é sua próxima adversária. Se vencer, provavelmente Ronda vai querer muito enfrentá-la.

Edson Barboza

<p>Barboza já venceu lutas com chutes impressionantes</p>
Barboza já venceu lutas com chutes impressionantes
Foto: Getty Images

Quem é?

Carioca, tem 28 anos e está em 11º lugar no ranking dos pesos leves. Possui um dos melhores muay thais da categoria, com chutes perigosos e socos potentes que lhe garantiram a maioria das vitórias. Tem 14 vitórias e só duas derrotas na carreira 

O que falta para o título?

Estava em alta, mas perdeu uma grande chance diante de Donald Cerrone recentemente. Recuperou-se contra Evan Dunham, mas precisa enfrentar um adversário do top 10 para voltar ao caminho do cinturão. 

Elias Silvério

<p>Silvério está invicto no MMA</p>
Silvério está invicto no MMA
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Quem é?

Revelado no Jungle Fight, chegou sob muitas expectativas no UFC e tem correspondido. Tem 27 anos, boas características no chão e em pé e está invicto - conseguiu vencer 11 lutas até agora

O que falta para o título?

Ainda falta vencer um grande adversário para realmente entrar no ranking dos melhores pesos leves. Está distante do cinturão UFC, mas já é uma realidade e tem mostrado potencial para alcançá-lo em um médio prazo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade