PUBLICIDADE

MMA

Musa é confirmada como 1ª campeã feminina do UFC e ganha cinturão

6 dez 2012 - 18h38
(atualizado às 21h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A entrevista de promoção para a próxima edição do UFC on Fox, marcada para este sábado, não se resumiu aos depoimentos de Ben Henderson, Nate Diaz, Shogun entre outros. Na tarde desta quinta-feira, Dana White oficializou a musa Ronda Rousey como a primeira campeã feminina da história do Ultimate Fighting Championship. A popular atleta, com o anúncio, agora é a número 1 do peso galo (até 61 kg).

Ronda Rousey foi confirmada como a primeira campeã feminina da história do UFC. A musa luta na categoria dos galos
Ronda Rousey foi confirmada como a primeira campeã feminina da história do UFC. A musa luta na categoria dos galos
Foto: AP

Anunciada como detentora do título durante a entrevista de promoção do evento em Seattle, a lutadora ganhou o cinturão das mãos do presidente do UFC e teve confirmada a primeira defesa de título. Ronda Rousey tentará manter o status no dia 23 de fevereiro de 2013, no Honda Center, em Anaheim, diante de Liz Carmouche - assim, encerra-se a especulação sobre um possível duelo entre a musa americana e a brasileira Cris Cyborg, que desafiará a vencedora do duelo de estreia do MMA feminino na marca gerenciada pela Zuffa.

Por não enfrentar a atleta do País, no combate mais esperado dentro do MMA feminino, Rousey mostrou-se pouco decepcionada. “As mulheres estão no UFC para ficar e vamos provar isso. Não posso fazer essas garotas me enfrentarem quando eu quiser. Tenho grande respeito pela Liz, que se ofereceu para lutar. Quando as outras se entenderem e quiserem vir para o show, sabem onde estou”, alfinetou o americana.

A grande popularidade de Ronda Rousey colocará a lutadora como a principal atração do evento, anunciado como o UFC 157. A grande atleta do MMA feminino no momento, invicta na carreira depois de seis lutas, protagonizará o main-event diante de Carmouche, que possui um cartel de 7 vitórias e 2 derrotas. Nomes como Lyoto Machida e Dan Henderson, que deverão se enfrentar pelos meio-pesados, acabaram preteridos pela musa em relação ao protagonismo da noite.

Tão popular nos Estados Unidos quanto lutadores homens, Ronda Rousey iniciou a carreira nas artes marciais no judô, modalidade na qual obteve grande sucesso. Em 2007, no Pan-Americano do Rio de Janeiro, a musa americana conquistou a medalha de ouro. Um ano depois, na Olimpíada de Pequim, a competidora subiu no pódio com o bronze.

Rousey iniciou a carreira nas artes marciais mistas em 2010, ainda como amadora. A estreia profissional ocorreu em 27 de março do ano passado, com vitória sobre a brasileira Ediene Gomes, quando apresentou sua principal arma: a chave de braço. Dos seis triunfos obtidos, cinco acabaram finalizados com a técnica - diante de Sarah D'Alelio, no Strikeforce, em 12 de agosto de 2011, o resultado oficial foi registrado como chave de braço voadora.

O primeiro desafio de Ronda Rousey no UFC será contra uma veterana da Marinha dos Estados Unidos. Liz Carmouche começou a carreira profissional no ano de 2010 e embalou cinco vitórias seguidas. O desempenho fantástico foi interrompido por dois resultados negativos no Strikeforce, diante da holandesa Marloes Coenen e a canadense Sarah Kaufman. Com dois triunfos seguidos, a atleta possui um jogo de chão forte e um ground and pound poderoso.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade