PUBLICIDADE

MMA

Na rota por cinturão, Glover ironiza Sonnen: "quero enfrentar quem ganha"

Revelação do UFC em 2012, Glover Teixeira é umas das principais esperanças brasileiras entre os meio-pesados e vai lutar no UFC 160, no dia 25 de maio. Se vencer, ficará muito perto de encarar o campeão Jon Jones

23 mai 2013 - 15h30
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Glover Teixeira (à esq.) está invicto há 18 lutas no MMA e já venceu Rampage Jackson neste ano</p>
Glover Teixeira (à esq.) está invicto há 18 lutas no MMA e já venceu Rampage Jackson neste ano
Foto: Getty Images

Glover Teixeira terminou o ano de 2012 como principal revelação do ano no Ultimate Fighting Championship (UFC). Ainda em janeiro, ele venceu Quinto Rampage Jackson e mostrou que era mais do que uma promessa. Agora o mineiro está perto de se credenciar ao título dos meio-pesados, mas ignora uma luta contra Chael Sonnen, que recentemente enfrentou o campeão Jon Jones. Em entrevista exclusiva ao Terra, ele ironizou o americano e contou ainda que os lutadores americanos estão impressionados com a torcida brasileira nos eventos de MMA.

Atualmente na 4ª posição no ranking dos meio-pesados, Glover está com luta marcada: vai enfrentar o neozelandês James Te-Huna no UFC 160. A expectativa do brasileiro é por um combate com muita trocação de socos e chutes. Mas mesmo assim ele tem fortalecido seus treinos de jiu-jitsu, enquanto perde quilos para a pesagem final - está com 102 kg e precisa ficar com no máximo 94 kg até o dia 25 de maio.

Veja a entrevista completa de Glover Teixeira ao Terra:

Terra - Você foi eleito a melhor revelação de 2012 e agora já está em 4º lugar no ranking dos meio-pesados. Um ano atrás, você poderia imaginar que tudo aconteceria tão rápido dentro do UFC?

Glover Teixeira -

Eu sempre achei que dentro de um ano poderia estar entre os cinco ou seis primeiros. E acabei conseguindo. Com a confiança que tinha, sabia que 3 ou 4 lutas boas já estaria entre os primeiros Foi um pouco rápido, mas eu meio que já esperava. O pessoal, meus amigos comentavam que dentro de um ano eu estaria no top 5 da categoria.

Terra - Concorda que agora você é o brasileiro mais próximo de vencer Jon Jones?

Glover Teixeira -

 Eu não fico olhando nem me preocupando com esse tipo de coisa. Não concordo ou discordo. O próximo que vai enfrentar o Jon Jones, pelo que dizem, é o Lyoto, então ele é quem está mais perto.

Terra - Como foi o encontro com Jon Jones depois que você bateu o Rampage Jackson? Sobre o que conversaram?

Glover Teixeira - 

Ele falou parabéns pela luta e disse que foi uma luta muito boa. Falou também que quer me ver nas próximas lutas e quem sabe não nos encontramos no futuro.

Terra - O que achou da luta entre Jon Jones e Chael Sonnen?

Glover Teixeira -

 Não surpreendeu em nada. Todos já esperavam. Eu achei que ia passar do primeiro round, mas nem isso aconteceu.

Terra - O Sonnen vive falando mal dos brasileiros. Você tem vontade de enfrentar ele e dar uma lição?

Glover Teixeira - 

Ele fala isso, mas está perdendo e vai perder para o Wanderlei (Silva, luta que ainda não foi confirmada pelo UFC). Eu quero enfrentar quem está ganhando. Ele já está tomando bastante lições. (risos)

Terra - No passado, Shogun e Rashad Evans negaram luta contra você, alegando que não seria interessante para eles. Lembra disso? Criou algum tipo de mágoa?

Glover Teixeira -

 Não. Estou fazendo meu trabalho. Sou mineiro, come quieto, na tranquilidade. Uma hora o cara vai querer lutar comigo.

<p>Glover precisa perder 9 kg em menos de 3 semanas</p>
Glover precisa perder 9 kg em menos de 3 semanas
Foto: Getty Images
Terra - Como está a preparação para enfrentar James Te-Huna no UFC 160?

Glover Teixeira -

Está bem, na reta final. Estou treinando com o Pezão na American Top Team, com o (Pedro) Rizzo também. Agora é entrar na reta final e perder o peso.

Terra - Você ia enfrentar Ryan Bader, mas por causa de uma lesão dele teve que trocar de adversário. Preferia enfrentar Te-Huna ou Bader?

Glover Teixeira -

 O Te-Huna mesmo. Vai ser uma luta de mais trocação. Com o Bader seria mais no chão.

Terra - O que você ainda precisa melhorar pra enfrentar Te-Huna?

Glover Teixeira - 

Estou treinando de tudo. Mais boxe, mais jiu-jitsu. Revendo as imagens percebi que contra o Rampage eu poderia ter finalizado a luta antes. Estamos treinando isso.

Terra - Você está sem perder por 18 lutas seguidas. Qual foi a luta mais difícil até agora?

Glover Teixeira - 

Não tive nenhum que me lembro em especial. Eu tive duas vitórias por decisões dos árbitros, mas acho que em nenhuma delas eu tinha pedido sequer um round. Na minha cabeça não tinha perdido nenhum round.

Terra - Como está a questão do peso?

Glover Teixeira - 

Eu estou com 102 kg. Faltam nove em três semanas. Na próxima semana devo chegar em 101 kg. Na semana que vem vou perder mais e deixar uns 5 kg para os últimos dias.

Terra - Você tem dificuldades em perder peso? Como você se comporta nesta semanas?

Glover Teixeira - 

Não fico muito irritado. Fico mais triste mesmo. Antes tinha mais dificuldades para emagrecer. Quando a luta está em cima da hora e você tem que perder, é chato para caramba. Agora não estou tendo muito problemas.

Terra - Você treinou com o Pezão, que vai disputar o título com o Cain Velasquez, também no UFC 160. Como ele está para a luta?

Glover Teixeira - 

Treinando bem. Ele está bem confiante de que vai trazer o cinturão para o Brasil. Estou torcendo muito para ele. Acho que ele está bem para ganhar

Terra - Com esta ascensão do MMA no Brasil, você tem percebido um aumento de rivalidade com os americanos?

Glover Teixeira - 

Eu não levo para esse lado, mas os caras com certeza estão impressionados de como a torcida brasileira é. Mudou um pouco em relação à torcida. Mas não olho para esse lado. Todos (brasileiros e americanos) são bons para caramba. Só acho que os caras estão achando "p.. que pariu, lutar no Brasil é f... por causa da torcida".

Terra - Como vê a possível superluta entre Anderson Silva e Jon Jones? Não acha que isso atrapalharia suas chances de lutar pelo título?

Glover Teixeira - 

Os dois são espetaculares, quase imbatíveis. Mas são pesos diferentes e eles têm lutadores difíceis pela frente, não sei se vai acontecer.

Colaborou Fábio de Mello Castanho

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://esportes.terra.com.br/infograficos/ring-girls-brasileiras/iframe.htm &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://esportes.terra.com.br/infograficos/ring-girls-brasileiras/iframe.htm &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade