PUBLICIDADE

MMA

UFC 161 começa com polêmicas, lutas mornas e "banho de sangue"

15 jun 2013 - 22h59
(atualizado às 23h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Estreante no UFC, Krause festejou vitória por finalização contra o ensanguentado Stout</p>
Estreante no UFC, Krause festejou vitória por finalização contra o ensanguentado Stout
Foto: Getty Images

O card preliminar do UFC 161 começou morno e com muitos resultados polêmicos. Parecia que as lutas não seriam boas o suficiente para aquecer o público canadense em Winnipeg. Mas um "banho de sangue" na vitória do estreante James Krause contra Sam Stout animou a torcida, naquela que tem grandes chances de ser a "luta da noite". Foi também a única derrota de um canadense nas lutas preliminares.

Porém, esse bom aproveitamento dos lutadores locais pode ser contestado, pois duas vitórias vieram de forma polêmica. Sean Pierson, por exemplo, esteve muito perto de ser nocauteado, mas foi declarado vencedor por pontos. Antes, na primeira luta da noite, o haitiano com nacionalidade canadense, Yves Jabouin, também dividiu a opinião dos juízes, mas comemorou a vitória. Uma luta entre americanos, a vitória de Jake Shields sobre Tyron Woodley, também causou divergências.

Ring girl Brittney Palmer encanta no UFC 161
Ring girl Brittney Palmer encanta no UFC 161
Foto: Getty Images

No mais, sobraram combates mornos, com pouca eficiência tanto nas tentativas de finalização quanto nas buscas por nocautes - apenas Krause conseguiu uma vitória sem a decisão dos juízes, após aplicar uma guilhotina no final do combate.

Veja resultados e detalhes do card preliminar do UFC 161:

Jake Shields vence Tyron Woodley por decisão dividida dos juízes

O primeiro round já foi de muitos estudos e pouquíssimos golpes contundentes de ambos lados. Os dois tentaram quedas, mas também souberam se defender e por isso foi mostrada pouca efetividade até o final do segundo round. Nem na última parte da luta os atletas mostraram mais agressividade e por isso foram vaiados. Com tanto equilíbrio, os juízes se dividiram sobre quem venceu, mas Shields levou a melhor.

Porém, o resultado foi tão contestável que até mesmo o presidente do UFC, Dana White, criticou a decisão no Twitter. "Woodley foi roubado", disparou ele, que ainda perguntou aos seus seguidores se alguém concordou com a vitória de Shields.

James Krause finaliza Sam Stout com uma guilhotina

A luta colocou frente a frente um lutador muito experiente (Stout luta no UFC desde 2006) contra um estreante. O veterano até começou melhor, com chutes baixos potentes, mas sofreu uma joelhada que quase o levou a nocaute. A resposta até veio com um jab, mas Stout ainda sofreu um corte no supercílio, que provocou um "banho de sangue" no octógono.

A agressividade de ambos foi mantida no segundo round, mas sem a mesma eficiência, por isso a decisão final ficou para o último assalto. Stout mostrou sua agressividade típica e foi para o ataque, mas Krause mostrou qualidade para se esquivar, acertou mais golpes e minou seu adversário até conseguir a finalização com uma guilhotina. 

Sean Pierson vence Kenny Robertson por decisão majoritária dos juízes

Robertson (esq.) esteve perto de nocautear Pierson no terceiro round, mas perdeu para o lutador da casa
Robertson (esq.) esteve perto de nocautear Pierson no terceiro round, mas perdeu para o lutador da casa
Foto: Getty Images

Desde o começo, os dois atletas insistiram em levar a luta para o chão. Mas foi com ambos em pé que saíram os principais golpes. Pierson levou ligeira vantagem por ter atingido Robertson com os socos mais fortes. No segundo round eles perceberam que a luta deveria transcorrer com a trocação de socos e então o duelo ficou mais franco. Na reta final Robertson conseguiu derrubar o local e ficou por cima, mas mostrou pouca eficiência.

No terceiro e decisivo round, Robertson esteve muito perto do nocaute, com uma sequência de socos que deixaram Pierson atordoado. O canadense ficou caído no octógono por um longo tempo, sofreu inúmeros golpes na cabeça, mas aguentou na raça e foi declarado vencedor por decisão majoritária dos juízes, em mais um resultado polêmico.

Roland Delorme vence Edwin Figueroa por decisão unânime dos juízes

O duelo de pesos galos começou agitado, principalmente porque Delorme foi agressivo na luta de chão, dominou Figueroa pelas costas e esteve perto de finalizá-lo pelo menos três vezes. A reação poderia ter vindo com um triângulo de Figueroa, mas Delorme escapou e equilibrou o segundo round.

No último round, Delorme mostrou que estava cansado e fracassou diversas vezes na tentativa de derrubar Figueroa, que desferiu diversos socos, principalmente no último minuto do combate. Porém, nem assim ele consegui a virada, já que Delorme foi declarado vencedor de forma unânime.

Mitch Clarke vence John Maguire por decisão unânime dos juízes

Era um combate em que ambos vinham de duas derrotas e, portanto, estavam sob pressão no UFC. O canadense Clarke apostou no boxe no primeiro round e levou a melhor, apesar de ter acertado acidentalmente uma dedada no olho do adversário. No segundo round, Maguire conseguiu levar a luta pro chão, dominou Clarke e até em pé conseguiu ter bom desempenho.

Dessa forma, o terceiro round se tornou decisivo e começou equilibrado, com a luta em pé bastante aberta e cheia de golpes duros. Mas depois Maguire derrubou e agarrou o adversário pelas costas e venceu por decisão unânime dos juízes, para festa da torcida local.

Yves Jabouin vence Dustin Pague por decisão dividida dos juízes

O UFC 161 já começou com polêmica. Afinal, Pague foi mais perigoso desde o início, chegando perto da finalização diversas vezes no primeiro round. Jabouin ensaiou uma reação no segundo assalto, mas outra vez sofreu com a luta no chão. Por fim, no terceirou round Jabouin aproveitou o cansaço do adversário e conseguiu assegurar a vitória, mas por decisão dividida.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://esportes.terra.com.br/infograficos/ring-girls-brasileiras/iframe.htm &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://esportes.terra.com.br/infograficos/ring-girls-brasileiras/iframe.htm &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade