PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lutas

Napão faz história e encaixa primeira finalização do UFC Rio

15 jan 2012 - 00h06
(atualizado às 00h22)
Compartilhar
José Edgar de Matos
Direto do Rio de Janeiro

O veterano Gabriel "Napão" Gonzaga acabou com um estigma na noite deste sábado. O lutador brasileiro conseguiu, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, encaixar a primeira finalização da história dos eventos na capital carioca. Com um mata-leão aos 3min22 do primeiro round, o atleta nascido no Rio de Janeiro venceu o baiano Ednaldo "Lula" Oliveira, em confronto pelos pesados, e voltou a triunfar no Ultimate depois de duas derrotas (para o atual campeão Júnior Cigano dos Santos e para o americano Brendan Schaub).

Terra de nascimento do jiu-jitsu brasileiro, uma das principais modalidades dentro do MMA moderno, o Rio de Janeiro prestigiou a primeira finalização de um evento do Ultimate Fighting Championship somente no 16º combate (somando com o evento realizado em 2011). Na primeira edição, em agosto do ano passado, nenhum lutador conseguiu a submissão. Neste ano, os três primeiros combates também não foram encerrados desta forma.

Baiano de nascimento, Lula empolgou o público logo ao entrar com a música No balanço do Chiclete, da banda Chiclete com Banana. O lutador, estreante no Ultimate, transformou a HSBC Arena em uma verdadeira micareta. O público presente acompanhou o ritmo e até cantou conforme as "paradinhas" da composição de axé.

Treinado por Luiz Dórea, Ednaldo procurou impor o boxe no início do combate. Dez centímetros maior do que Napão, Lula não conseguiu encaixar a distância e dificultar o trabalho do adversário, muito mais experiente e que conseguiu segurar a empolgação do baiano durante a primeira metade da parcial inicial do quarto combate da noite.

Depois de conseguir controlar o boxe de Lula, Napão levou a luta para o chão e conseguiu rapidamente encerrar o combate. Faixa preta de jiu-jitsu, o carioca se posicionou nas costas do adversário e encaixou uma guilhotina, que decretou a derrota do estreante, um dos pupilos do campeão dos pesados Junior Cigano, dentro do maior evento de MMA do planeta.

Gabriel Napão conseguiu a primeira finalização da história dos UFC no Rio
Gabriel Napão conseguiu a primeira finalização da história dos UFC no Rio
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade