PUBLICIDADE

Lutas

Jones controla Evans, vence e defende pela 3ª vez o cinturão

22 abr 2012 - 01h37
(atualizado às 02h36)
Compartilhar

Apresentando grande variação de golpes e pouco ameaçado durante todo o combate, o americano Jon Jones manteve na madrugada deste domingo (horário de Brasília) o cinturão da categoria dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship. No UFC 145, disputado em Atlanta, nos Estados Unidos, o lutador derrotou o desafeto (e ex-parceiro de treinos na academia do renomado treinador Greg Jackson) Rashad Evans por decisão unânime dos árbitros (49/46, 49/46 e 50/45).

» De A a Z: saiba tudo sobre o campeão Anderson Silva

Obtida a terceira defesa de cinturão, Jon Jones já pode projetar o próximo adversário. Com vitórias imponentes sobre Maurício "Shogun" Rua, Quinton "Rampage" Jackson, Lyoto Machida e agora Rashad Evans, o incontestável campeão dos meio-pesados deverá ter pela frente o experiente Dan Henderson, que entrou pela última vez no octógono em novembro do ano passado, quando venceu Shogun em uma luta histórica.

Dono do cinturão e um dos grandes nomes do MMA na atualidade, Jon Jones começou o confronto controlando o centro do octógono, aproveitando a estratégia do adversário de atuar somente nos contra-ataques. O campeão procurou controlar a distância aplicando pisões sobre o adversário, que não conseguia encontrar o rosto do adversário. Pressionado, Evans conseguiu reagir somente no final do round, quando acertou um forte chute alto, desestabilizando o confiante rival.

Depois de utilizar muito as pernas durante a primeira parcial, Jon Jones modificou um pouco a estratégia no segundo round, e obteve o controle quase total da luta. Utilizando as cotoveladas curtas, uma das principais especialidades de seu jogo, o campeão minou a defesa do adversário, que não conseguiu se manter afastado o suficiente para escapar da versatilidade do adversário.

O round dominante de Jones acuou Rashad Evans na terceira parcial do combate. Solto dentro do octógono, o atual campeão dos meio-pesados trabalhou uma variação grande de golpes entre cotoveladas, chutes e joelhadas, como uma voadora que quase levou o desafiante ao chão. A versatilidade do dono do cinturão impediu "Sugar" de aplicar a eficiência no seu boxe, mesmo por muitas vezes permanecendo em uma distância curta do rival.

O quarto round acabou sendo o mais morno do combate válido pelo cinturão dos meio-pesados. Apesar da queda de ritmo, Jon Jones manteve o controle do combate sobre Rashad Evans. O atual dono do título buscou mais o clinch para trabalhar joelhadas sobre o adversário. Entretanto, com boa base, o desafiante conseguiu evitar uma pressão ainda maior por parte de "Bones" Jones.

Em desvantagem, Rashad Evans tentou controlar o ritmo da última parcial. Entretanto, a diferença de 14 cm na altura e a enorme envergadura do atual campeão impediu qualquer tipo de reação do desafiante. Por outro lado, Jones, tranquilo dentro do octógono, assegurou a vitória aplicando duas quedas na parte final do round, conseguindo pela terceira vez a defesa do cinturão, se igualando ao brasileiro José Aldo, nos penas - o recordista é Anderson Silva, com nove defesas entre os médios.

Jon Jones controlou Rashad Evans e manteve o cinturão dos meio-pesados
Jon Jones controlou Rashad Evans e manteve o cinturão dos meio-pesados
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade