PUBLICIDADE

Lutas

Ex-comentarista do UFC, "inventor" do termo MMA morre nos EUA

24 out 2012 - 18h39
(atualizado às 18h48)
Compartilhar

Apontado como "inventor" do termo MMA (Artes Marciais Mistas, em inglês), Jeff Blatnick morreu nesta quarta-feira, nos Estados Unidos, aos 55 anos. De acordo com informações veiculadas pela imprensa americana, o antigo comentarista do UFC e medalhista de ouro na Olimpíada de 1984, em Los Angeles, não resistiu a complicações de uma cirurgia cardíaca e veio a óbito depois do processo.

» Ronda Rousey? Revista lista 5 novas razões para ver Strikeforce

Comentarista em 29 edições do Ultimate Fighting Championship e juiz de MMA no Canadá e no próprio Estados Unidos, Blatnick foi o responsável por criar um termo para a modalidade, retirando o rotulo de "vale tudo", que por anos nomeou o esporte. De acordo com ele próprio, em depoimento ao livro The MMA Encyclopedia, as Artes Marciais Mistas acabaram "reconhecidas" no UFC 4.

A importância de Blatnick dentro da história da modalidade pode ser testemunhada nas redes sociais. Pouco depois da confirmação da morte do ex-comentarista do UFC, o atual presidente da organização, Dana White, utilizou o Twitter para expressar condolências. "Descanse em paz, Jeff Blatnick", escreveu o mandatário.

Além do trabalho como comentarista do principal evento de MMA da atualidade, Blatnick ajudou a criar as regras unificadas da modalidade. Defensor das Artes Marciais Mistas, ele era um dos responsáveis por defender a legalização do esporte no estado de Nova York, um dos poucos que ainda não permite eventos do UFC e de outras organizações.

Jeff Blatnick seguiu defendendo o MMA, mesmo após deixar o cargo de comentarista do UFC
Jeff Blatnick seguiu defendendo o MMA, mesmo após deixar o cargo de comentarista do UFC
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade