PUBLICIDADE

MMA

T. Silva finaliza búlgaro e encerra jejum; Paulo Thiago perde

10 nov 2012 - 14h38
(atualizado às 17h21)
Compartilhar

Thiago Silva reencontrou o caminho das vitórias no UFC. Neste sábado, em Macau, China, o brasileiro finalizou pelo peso meio-leve o búlgaro Stanislav Nedkov no terceiro round e conseguiu seu primeiro triunfo desde 2009. Com isso, ele salva a participação dos brasileiros no card principal do UFC Macau, já que o soldado do Bope Paulo Thiago havia sido derrotado por decisão unânime em confronto com o sul-coreano Dong Hyun Kim pelos meio-médios.

» Cigano e volta de St. Pierre; veja atrações do UFC até o final do ano

A última vitória de Thiago Silva havia ocorrido no UFC 102, em agosto de 2009, sobre o americano Keith Jardine. Após isso, ele foi derrotado duas vezes e teve uma luta sem resultado - o paulista derrotou o americano Brandon Vera por decisão unânime, mas o resultado foi invalidado porque a urina apresentada pelo brasileiro foi determinada como sendo de origem não-humana.

A vitória de Silva foi a penúltima luta do UFC Macau, que tem o duelo entre Rich Franklin e o vietnamita Cung Le como o principal evento. A edição, que teve a China como palco, recebeu oito lutadores asiáticos e até mesmo ring girls de origem do continente.

As lutas

Paulo Thiago foi dominado desde o primeiro round do duelo, que contou com torcida favorável ao asiático. O brasileiro tentou usar seu jiu-jitsu com a luta no chão, mas Kim foi mais esperto e conseguiu aplicar seus golpes. No final do assalto o coreano ficou perto da finalização, mas o brasilense resistiu ao estrangulamento.

O brasileiro tentou se recuperar à base da trocação, mas não demorou muito para que Kim voltasse a controlar a luta. Sem recursos para reagir, Thiago ao menos conseguia se defender de uma aparentemente iminente finalização. A luta, entretanto, foi até o final do terceiro round, em que foi decretada a vitória do coreano de forma unânime e expressiva (30/26, 30/27 e 30/27).

Com isso, Thiago chega a quatro derrotas em suas últimas cinco lutas e vê sua situação se complicar no UFC. A última vitória do soldado do Bope ocorreu no UFC Rio, em agosto de 2011, um triunfo sobre o americano David Mitchell.

A seguir foi a vez de Thiago Silva entrar no octógono para melhorar a situação do Brasil em Macau. Antes do início, uma leve polêmica: Silva não cumprimentou o adversário. Contra o invicto Nedkov, o paulista viu um primeiro round amarrado em que ambos tentavam acertar golpes de muay thai, mas com pouco efeito.

O assalto seguinte manteve a tônica do anterior, com o búlgaro um pouco superior. No final, entretanto, Nedkov conseguiu acertar um golpe no rosto do brasileiro e o derrubar. O europeu partiu para o nocaute técnico, mas Thiago conseguiu se proteger e evitar a derrota precoce.

No terceiro round, entretanto, o brasileiro criou uma nova realidade. Thiago avançou contra o búlgaro com intensidade e o encurralou contra a grade. Sem conseguir o nocaute técnico, o paulista usou seu jiu-jitsu e encerrou a luta com um katagatame.

Confira todas as lutas do UFC Macau

Card principal

Cung Le (VIE) venceu Rich Franklin (EUA) por nocaute (aos 2min17s do primeiro round)

Thiago Silva (BRA) venceu Stanislav Nedkov (BUL) por finalização (aos 1min45s do terceiro round)

Dong Hyun Kim (COR) venceu Paulo Thiago (BRA) por decisão unânime (30/26, 30/27 e 30/27)

Takanori Gomi (JAP) venceu Mac Danzig (EUA) por decisão dividida (28/29, 29/28, 29/28)

Jon Tuck (GUA) venceu Tiequan Zhang (CHI) por decisão unânime (29/28, 30/27 e 29/28)

Takeya Mizugaki (JAP) venceu Jeff Hougland (EUA) por decisão unânime (30/25, 30/27 e 30/27)

Card preliminar

Alex Caceres (EUA) venceu Motonobu Tezuka (JAP) por decisão dividida (29/28, 28/29 e 30/27)

John Lineker (BRA) venceu Yasuhiro Urushitani (JAP) por decisão unânime (29/28, 30/27 e 29/28)

Riki Fukuda (JAP) venceu Tom DeBlass (EUA) por decisão unânime (30/27, 29/28 e 29/28)

Thiago Silva superou Nedkov e se recuperou dentro do UFC
Thiago Silva superou Nedkov e se recuperou dentro do UFC
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade