PUBLICIDADE

Lutas

Por revanche, Lyoto e Shogun buscam "vitória impressionante"

4 ago 2012 - 07h32
Compartilhar

Mauricio Shogun Rua e Lyoto Machida já foram apontados por Dana White, o chefão do UFC, como os dois melhores lutadores entre os meio-pesados. Isso aconteceu antes do surgimento do fenômeno Jon Jones, que venceu os dois e roubou o posto de melhor lutador da categoria. Agora os dois brasileiros querem vingança. Não só eles, mas também os seus adversários deste sábado, Brandon Vera e Ryan Bader, que também já foram vencidos por Jones. Todos eles poderão começar o caminho para a revanche no UFC on Fox 4, que começará a partir das 17h45 (de Brasília).

Durante esta semana, Dana White anunciou que, entre as lutas principais, quem conseguir a vitória mais impressionante do UFC on Fox 4 terá o direito de lutar pelo cinturão. Jon Jones ainda precisa defendê-lo diante de Dan Henderson em setembro, mas, se conseguir, deve reencontrar um brasileiro para frente. Afinal, Shogun é favorito contra Brandon Vera, seu adversário neste sábado. E Lyoto também será protagonista no combate contra o Ryan Bader.

Ambos são favoritos, mas não serão combates fáceis. A principal luta da noite, entre Shogun e Vera, deve terminar com um nocaute. A opinião é do próprio brasileiro: "vai ser uma boa luta. Ele é do muay-thai e não vai tentar amarrar. É o tipo de luta que eu gosto. Vai ter nocaute de um dos dois", apostou ele, ao analisar o combate em entrevista coletiva, nesta quinta-feira.

Brandon Vera realmente é especialista em muay thai, mas também tem boa preparação em luta de chão. É faixa marrom de jiu-jitsu, além de ter feito uma curta carreira na luta greco-romana, o que fortaleceu seu wrestling, ou seja, o poder de derrubar o adversário. Com isso, tornou-se um desafiante duro no UFC e já derrotou o ex-campeão Frank Mir. Recentemente, porém, não tem conseguido resultado expressivos: perdeu para Randy Couture, Thiago Silva e inclusive para o próprio Jon Jones. Conseguiu a recuperação contra Eliot Marshall e agora, aos 34 anos, vai tentar atingir o ponto mais alto da sua longa carreira.

Já o adversário de Lyoto vem em um momento melhor: nas últimas duas lutas venceu Jason Brilz e depois o lendário Quinton Rampage Jackson. É forte em wrestling, mas promete versatilidade para o confronto deste sábado: "somos dois lutadores de MMA. Ele (Lyoto) não é só um lutador de caratê e eu não sou só um wrestler. Eu posso surpreender as pessoas. Meu objetivo é trazer mais armas e ser melhor cada vez que eu luto", afirmou o americano, que venceu o reality show The Ultimate Fighter 8 e está atualmente com 29 anos.

Por outro lado, é Lyoto que tentará espantar a má fase. Se for derrotado neste sábado, acumulará quatro derrotas nas últimas cinco lutas. Tem status e já foi campeão do UFC, mas pode ficar muito longe do cinturão com um resultado negativo neste UFC on Fox. Com um estilo diferente de quase todos lutadores de MMA, ele prometeu novidades para evitar a derrota: "talvez vocês vejam alguma surpresa no sábado. Me preparei demais pra essa luta, tenho técnicas novas".

Apesar de estarem tão perto do cinturão, Lyoto e Shogun também chamam atenção por causa de um outro combate: como eles já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para casa, um duelo de "tira-teima" é esperado em breve. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, os dois ouviram diversos pedidos para que isso aconteça, de preferência na nova edição no reality show The Ultimate Fighter - o UFC já confirmou que fará o programa no começo de 2013, mas ainda não anunciou quem serão os treinadores. Com certeza isso também começará a ser definido neste sábado, dependendo do desempenho de Shogun e Lyoto.

Veja o card completo do UFC on FOX 4:

Card principal

Mauricio Shogun x Brandon Vera

Lyoto Machida x Ryan Bader

Joe Lauzon x Jamie Varner

Mike Swick x DaMarques Johnson

Card Preliminar

Nam Pham x Cole Miller

Phil Davis x Wagner Caldeirão

Josh Grispi x Rani Yahya

Oli Thompson x Phil De Fries

Manny Gamburyan x Michihiro Omigawa

Ulysses Gomez x John Moraga

Shogun (à esq.) vai enfrentar Vera e depois pode encarar Jon Jones ou Dan Henderson pelo cinturão
Shogun (à esq.) vai enfrentar Vera e depois pode encarar Jon Jones ou Dan Henderson pelo cinturão
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade