PUBLICIDADE

Lutas

Portorriquenho é primeiro boxeador a assumir homossexualidade

4 out 2012 - 12h55
(atualizado às 14h13)
Compartilhar

O lutador Orlando Cruz, de Porto Rico, divulgou um comunicado oficial nesta quarta-feira assumindo publicamente ser homossexual. Dessa maneira, segundo informações do jornal americano USA Today, o boxeador de 31 anos se tornou o primeiro pugilista a confirmar ser gay.

» Ronda Rousey? Revista lista 5 novas razões para ver Strikeforce

Cruz fez questão de agradecer o apoio dado pela família e pelos amigos para conseguir assumir a opção sexual. O dono do cinturão latino da Organização Mundial de Boxe do peso pena se definiu como "um gay orgulhoso".

"Tenho lutado por mais de 24 anos, e enquanto ascendo na minha carreira, quero ser honesto comigo mesmo. Quero tentar ser um modelo para as crianças que buscarem caminho no boxe como esporte e ter uma carreira profissional. Sempre terei orgulho de ser portorriquenho e de ser um homem gay", disse.

Cruz tem um grande histórico na carreira. São 21 lutas, 18 vitórias, duas derrotas e um empate. Das vitórias, nove foram por nocaute. Atualmente, o pugilista é o quarto no ranking da OMB no peso pena (até 57 kg). O pugilista também participou da Olimpíada de 2000, em Sydney.

O lutador tem a próxima luta marcada para 19 de outubro, quando irá defender o título contra o mexicano Jorge Pazos, em Kissimmee, nos EUA.

Na década de 60, o boxeador Emile Griffith, campeão nos pesos médios e meio-médios, declarou para a revista Sports Illustrated depois do fim da carreira ser bissexual.

Homessexual assumido, Orlando Cruz (à dir.) conquistou 18 vitórias, duas derrotas e um empate na carreira
Homessexual assumido, Orlando Cruz (à dir.) conquistou 18 vitórias, duas derrotas e um empate na carreira
Foto: AFP
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade