PUBLICIDADE

Lutas

Possível mudança de luta com Sonnen do Rio aos EUA chateia A. Silva

19 abr 2012 - 14h20
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
José Edgar de Matos
Direto de São Paulo

A possibilidade de que a luta que fará contra Chael Sonnen para defender o cinturão dos médios seja transferida do Rio de Janeiro para Las Vegas incomodou Anderson Silva. O confronto está confirmado para acontecer no estádio do Engenhão em junho, mas há a chance de que o presidente da entidade, Dana White, o transfira para território americano.

» De A a Z: saiba tudo sobre o campeão Anderson Silva

A princípio marcada para o estádio no Rio de Janeiro, em 23 de junho, a luta envolvendo Anderson Silva e Chael Sonnen poderá ser transferida para os Estados Unidos, no dia 7 de julho. Caso a mudança ocorra, o principal pedido do campeão será negado pelo UFC - o Aranha concordou com a tão sonhada revanche, desde que o combate seja realizado no Brasil.

Entretanto, o combate já marcado no Rio de Janeiro esbarra com algumas questões, especialmente de mobilidade urbana. Na mesma semana do UFC Rio 3, a capital fluminense receberá o Rio + 20, evento da ONU no qual cerca de 100 líderes mundiais discutirão formas de um desenvolvimento sustentável para o planeta. A presença de tantos políticos importantes limitaria a questão logística do Ultimate Fighting Championship, que ficaria relegado a um segundo plano.

Dessa forma, a possível falta de hotéis e o temor pela projeção de um trânsito intenso durante o período originaram um novo boato de mudança em relação ao já confirmado terceiro evento do UFC em solo carioca. A saída, então, é realocar a esperada revanche entre Anderson e Sonnen para Las Vegas, "casa" da organização, no dia 7 de julho, em data na qual está agendado o também duelo entre Dominick Cruz e Urijah Faber, pelo cinturão dos galos.

Para se afastar de qualquer tipo de polêmica e focar apenas na preparação para o esperado combate, Anderson Silva preferiu o silêncio. "Para mim o Anderson nunca expressou vontade contrária a lutar fora. Mas ele sentia muita vontade de lutar com o Sonnen no Brasil, em um estádio de futebol com a torcida totalmente favorável a ele. Agora é deixar para resolver o melhor destino para a luta. O Anderson nem quer pensar nisso", disse Ramon Lemos, um dos treinadores responsáveis pela preparação de Anderson Silva.

O campeão dos médios participou nesta quinta-feira de um treinamento aberto no Centro de Treinamento do Corinthians, em São Paulo. Na próxima semana Anderson estará no Rio de Janeiro para o lançamento de sua autobiografia e participará de entrevista coletiva de divulgação da luta contra Sonnen, com a presença de Dana White, em evento no qual o presidente do UFC anunciará a mudança (ou permanência) do local do combate.

O polêmico americano ganhou o direito de uma nova luta contra Anderson após derrotar o britânico Michael Bisping em janeiro. Sonnen desafiou o brasileiro pela primeira vez em 2010, luta em que dominou o campeão, mas foi finalizado no final do terceiro round. Ele ainda ficou afastado por um ano após ser flagrado pelo teste antidopagem.

Nesta quinta-feira Anderson Silva trabalhou a maior parte no jogo em pé, enquanto permaneceu no tatame da nova academia corintiana. Já no octógono, na parte final da atividade, o campeão simulou combates contra três sparrings de diferentes formas e estilos (entre eles, o especialista em wrestling Matheus Serafim).

Para enfrentar Chael Sonnen, o brasileiro terá que lidar com as quedas promovidas pelo americano, ponto forte do desafiante e do próprio Serafim. Contudo, segundo Lemos, a preparação do campeão para a esperada revanche será completa.

Luta que vale o cinturão dos médios entre Sonnen e A. Silva pode ser transferida para a cidade de Las Vegas
Luta que vale o cinturão dos médios entre Sonnen e A. Silva pode ser transferida para a cidade de Las Vegas
Foto: Edson Lopes Jr / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade