PUBLICIDADE

Lutas

Rival de A. Silva se compara a Rocky e fala em "maior zebra da história"

13 out 2012 - 11h59
Compartilhar

De atleta praticamente aposentado, Stephan Bonnar foi escalado de última hora para o UFC 153 e agora vive a "história perfeita da zebra", segundo suas próprias palavras. Neste sábado, o americano enfrentará Anderson Silva na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e se compara ao personagem Rocky Balboa no filme Rocky IV, "lutando contra (Ivan) Drago em Moscou".

» Ronda Rousey? Revista lista 5 novas razões para ver Strikeforce

Bonnar, 35 anos, fez a analogia de acordo com reportagem publicada pelo jornal americano Washington Post. No filme em questão, dirigido e estrelado por Sylvester Stallone, o personagem do ator enfrenta o intimidante Drago em Moscou em uma luta de boxe e surpreende o rival favorito no 15º e último round. A película é de 1985, no período em que a Guerra Fria opunha Estados Unidos e União Soviética.

Considerando-se uma zebra tão grande quanto Rocky era naquela obra fictícia, Bonnar afirma que não tem nada a perder às vésperas de encarar Silva. O americano só foi confirmado no evento no início de setembro, visto que o UFC Rio 3 foi totalmente reformulado: a princípio, o brasileiro José Aldo, campeão dos penas, enfrentaria Frankie Edgar na luta principal do evento, mas precisou deixar o card por não ter se recuperado de uma lesão no pé sofrida em um acidente de moto.

Pouco antes disso, Rampage Jackson anunciou que não poderia enfrentar Glover Teixeira devido a uma lesão no cotovelo. As ausências ameaçaram a realização do evento até que Anderson, campeão dos médios (até 84 kg), subiu de categoria e foi escalado para lutar contra um adversário dos meio-pesados (até 93 kg).

Bonnar, cuja carreira reúne 21 lutas de MMA e 14 vitórias, nunca combateu por um título e não fará isso também neste sábado, mas enxerga uma possibilidade de fazer história. Após vencer o compatriota Kyle Kingsbury em novembro de 2011 pelo UFC 139, na Califórnia, ele nunca mais entrou no octógono e admite que, pela primeira vez em muito tempo, até deixou a frequentar a academia depois disso.

Sem muitas perspectivas como atleta, ele decidiu que iria pescar, ser treinador e comentarista e pensar no primeiro filho, que nasce neste mês, mas ganhou uma chance de ouro com a viagem ao Rio de Janeiro.

Admitindo o favoritismo de Silva neste sábado, Bonnar lembra "todos os recordes" do brasileiro e a "sequência" de 16 vitórias do oponente. Porém, confia em no mínimo dar trabalho para o rival e diz que, "se talvez perder por uma decisão apertada", tem certeza de que conseguirá enfrentar lutadores de peso no futuro.

Já na possibilidade de ir além e conseguir bater Anderson, o americano aponta que protagonizará "a maior zebra da história do MMA" e "uma história perfeita moderna de Rocky". Nesse caso, uma vitória sobre o "Drago brasileiro" seria um momento perfeito para o veterano Bonnar encerrar a carreira, conforme prevê.

Contra Silva, Bonnar se comparou a Rocky enfrentando Drago em Moscou no quarto filme da série
Contra Silva, Bonnar se comparou a Rocky enfrentando Drago em Moscou no quarto filme da série
Foto: Mauro Pimentel / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade