PUBLICIDADE

Lutas

Vaiado, Demian Maia controla Santiago e volta a vencer no UFC

8 out 2011 - 21h57
(atualizado às 22h39)
Compartilhar

O paulistano Demian Maia reencontrou as vitórias no Ultimate Fighting Championship. Em um combate amarrado e que desagradou ao público, o bicampeão do mundo de jiu-jitsu, que investiu muito nos treinamentos de boxe antes do duelo, apostou nas principais características, levou o combate para o chão e derrotou por decisão unânime de juízes (30/27, 30/27 e 30/27) o também brasileiro Jorge Santiago na noite deste sábado, em combate válido pela categoria dos médios e que encerrou o card preliminar do UFC 136, disputado na Toyota Arena, em Houston, nos Estados Unidos.

Os treinamentos de boxe com Luiz Dorea acabaram refletindo na postura inicial de Demian Maia dentro do octógono neste sábado. Com boa trocação e movimentação em pé, o paulistano, que entrou pressionado por conta da derrota para Mark Muñoz em junho, controlou a luta durante o primeiro round. Conseguindo intimidar o rival na meia distância, o especialista em jiu-jitsu ainda aproveitou para controlar Santiago no solo, com um bom, mas um pouco tímido, trabalho de ground and pound.

Na segunda parcial, Santiago tomou mais a iniciativa e encarou um conservador adversário na parte inicial. Entretanto, por volta da metade da parcial, Demian aproveitou uma falha do rival e conseguiu novamente levar o combate para o chão. Trabalhando com eficiência na meia-guarda, o paulistano controlou o ritmo da luta, terminando a parcial não permitindo ao carioca retornar à trocação.

Na terceira parcial, o cenário se repetiu. Demian não permitiu ao adversário investir no jogo em pé e derrubou o rival no solo do octógono. Com uma estratégia perfeita, o paulistano controlou o ritmo até o final. Sem demonstrar muita agressividade, o atleta acabou até ouvindo vaias ao final do embate.

Antes do combate entre os brasileiros, o americano Anthony Pettis, ex-campeão da categoria dos leves do WEC (World Extreme Cagefighting), superou o compatriota Jeremy Stephens por decisão dividida dos juízes (29/28, 28/29 e 29/28). Em um combate extremamente equilibrado, o antigo dono do cinturão da organização recentemente comprada pelo UFC apostou nas quedas e triunfou pela primeira vez na franquia presidida por Dana White.

Diante de um ex-campeão, Jeremy Stephens não se intimidou no início do combate, e conseguiu controlar o octógono. Aproveitando a estratégia de Pettis de apenas insistir na trocação, o lutador de Iowa tomou a iniciativa de buscar o jogo no solo e conseguiu anular a agressividade do antigo dono do cinturão do World Extreme Cagefighting.

Pressionado por conta da derrota contra Clay Guida em junho, Pettis subiu de rendimento na parcial seguinte. Com uma visível mudança de estratégia, ele apostou mais nas quedas e mudou totalmente o panorama do combate. A reação intimidou Stephens, que perdeu o controle do centro do octógono e acabou pressionado pelo adversário.

A postura de Pettis se manteve na última parcial. Apostando nas quedas, o esportista de Milwaukee conseguiu derrubar o adversário em mais oportunidades. Entretanto, pouco agressivo, o lutador favorito não conseguiu se impor no ground and pound. A postura, contudo, acabou convencendo a arbitragem e sendo suficiente para dar a primeira vitória para o "Showtime" dentro do principal evento de MMA do planeta.

A luta mais equilibrada do card preliminar ocorreu justamente na abertura dos portões do Toyota Center. Em combate válido pela categoria dos médios, o americano Mike Massenzio derrotou o pressionado compatriota Steve Cantwell por decisão unânime dos juízes (29/28, 30/27 e 29/28) e reencontrou as vitórias no popular evento de MMA. De quebra, o "Mestre do Desastre", como é conhecido, impôs a quarta derrota seguida sobre o rival, que se complicou na marca dos irmãos Fertitta.

Em seguida, também pela categoria dos médios, o acelerado Aaron Simpson dominou completamente o combate diante de Eric Schafer e venceu por decisão unânime dos juízes (30/27, 30/27 e 30/27). Agressivo desde o início do combate, Simpson controlou o octógono apostando na trocação e não permitiu ao rival impor o jogo de chão.

No terceiro combate, pela categoria dos penas, o americano Darren Elkins anulou o jogo do chinês Zhang Tie Quan e também venceu por decisão unânime (30/27, 30/26 e 30/27). Dominante no chão, justamente a principal característica do asiático, o atleta de Indiana trabalhou nas costas do rival, mas não conseguiu a eficiência necessária para encerrar o combate antes do último toque do gongo. Apesar disso, obteve vantagem mais do que suficiente para triunfar pela segunda vez seguida.

No encerramento da primeira parte do card preliminar, o peso pesado americano, Stipe Miocic manteve a invencibilidade na carreira em sua estreia no Ultimate Fighting Championship. Diante do "gordinho" Joey Beltran, o lutador de origem croata aproveitou a maior envergadura, dominou o adversário no solo e conquistou o sétimo triunfo no MMA por decisão unânime dos juízes (29/28, 30/27 e 29/28).

Demian Maia levou a melhor sobre Santiago em embate brasileiro no UFC 136
Demian Maia levou a melhor sobre Santiago em embate brasileiro no UFC 136
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade