Mundial de Futsal 2008

› Esportes › Mais Esportes › Mundial de Futsal › Mundial de Futsal 2008

Mundial de Futsal 2008

Brasília

Construído em meados do século XX, o Distrito Federal substituiu o Rio de Janeiro como a capital do Brasil. A transferência do centro de poder para o Planalto Central se deu gradualmente. Brasília foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, mas já na Constituição de 1891 a mudança da capital para longe da costa brasileira estava prevista.

O projeto urbanístico pertence a Lúcio Costa, e muitos dos edifícios públicos foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Cortada por largas avenidas e repartida por grandes quarteirões, Brasília foi desenhada para ter o formato de uma cruz. A Praça dos Três Poderes localiza-se exatamente em seu centro, e é onde se concentram os Poderes Executivo, Legislativo e a Suprema Corte Federal.

Considerado moderna por sua arquitetura, o Distrito Federal ainda preserva grandes porções de área verde em seus parques, e é classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Ginásio Jornalista Nilson Nelson
CBF News
O local que abrigará os jogos da fase preliminar será o Ginásio Jornalista Nilson Nelson, que faz parte do Complexo Esportivo Ayrton Senna. Com capacidade para 16,6 mil pessoas, fica localizado entre o Estádio Mané Garrincha e o Palácio do Buriti.

A Seleção Brasileira de futsal disputou várias partidas amistosas na quadra do ginásio. Os duelos mais marcantes foram contra a Espanha, então campeã mundial, em 2005, e dois contra a rival Argentina.