Mundial de Futsal 2008

› Esportes › Mais Esportes › Mundial de Futsal › Mundial de Futsal 2008

Mundial de Futsal 2008

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1º de março de 1565 pelo militar português Estácio de Sá, e centralizou a política nacional de 1764 até 1960, quando Brasília passou a ser a Capital Federal do País.

Cartão-postal do Brasil, a cidade do litoral carioca é o pólo da indústria do turismo. As principais datas em seu calendário são o Carnaval e as comemorações de Revéillon, mas suas praias e clima estável atraem viajantes durante o ano inteiro.

O Rio de Janeiro é ainda marcado por contrastes sociais e econômicos. As residências luxuosas da elite da Zona Sul destoam da paisagem preenchida pelas mais famosas favelas do Brasil. A Rocinha é freqüentemente citada como a maior favela da América Latina, mas a de Petare, na Venezuela, possui dimensões superiores.

Grandes nomes do futebol guardam suas origens no Rio de Janeiro, como Jairzinho, Zico, Ronaldo e Romário, apenas para nomear alguns. Berço de estrelas do esporte, a cidade tem como principal arena o Estádio do Maracanã.

Ginásio Gilberto Cardoso
Getty Images
Localizado perto do campo de futebol, o Maracanãzinho, nome dado ao Ginásio de Esportes Gilberto Cardoso, abriga os jogos na cidade carioca durante o Mundial de Futsal.

Com capacidade para até 12,6 mil espectadores, será o palco da fase classificatória e receberá com exclusividade a disputa da semifinal e das finais.

A estrutura do ginásio foi reformado para os Jogos Pan-Americanos 2007. Na ocasião, a quadra do Maracanãzinho foi utilizada para os jogos de vôlei masculino e feminino.