Mundial de Futsal 2008

› Esportes › Mais Esportes › Mundial de Futsal › Mundial de Futsal 2008

Mundial de Futsal 2008

Quinta, 16 de outubro de 2008, 14h39 Atualizada às 08h30

Espanha vence Itália na prorrogação

Pela terceira vez seguida, a Espanha está na final da Copa do Mundo de Futsal. Na tarde desta quinta-feira, a equipe venceu a Itália por 3 a 2, na prorrogação, com o cronômetro zerado, pela semifinal da competição, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Os europeus enfrentam o Brasil na decisão.

» Veja fotos da partida
» Confira a tabela e a classificação
» Veja os artilheiros
» Comente a partida no Maracanãzinho

A decisão acontece no próximo domingo, às 10h30 (de Brasília), novamente no Rio de Janeiro. A Itália faz a decisão do terceiro lugar no sábado, no mesmo horário e local, contra a Rússia.

Em um jogo nervoso e truncado, os atuais bicampeões do mundo conseguiram a vaga na decisão em um lance polêmico. No último ataque, após saída de bola rápida, Kike dominou na esquerda, avançou e acertou a trave na finalização. No rebote, Foglia, o craque da Itália, se atrapalhou e acabou colocando a bola dentro da própria meta.

O problema é que os italianos reclamaram que o cronômetro zerou no momento em que a bola acertou a trave do goleiro Feller. A arbitragem de quadra deu o gol no momento, mas acabou alertada pelos mesários de que algo errado havia acontecido.

Foi o suficiente para o início de uma confusão na quadra do Maracanãzinho. Pressionados pelos italianos, a arbitragem foi para os vestiários discutir o ocorrido. O time, inteiramente formado por brasileiros, tinha o apoio da torcida e chegou a comemorar a anulação do gol. Foglia permaneceu chorando no fundo da quadra.

O fato irritou os espanhóis, que antes mesmo de uma decisão final, foram para os vestiários como sinal de protesto. Acabaria sendo desnecessário. Cerca de dez minutos depois, a arbitragem voltou à quadra e confirmou a vitória da Espanha. Os italianos relutaram em dar a saída de bola com o cronômetro zerado, mas acabaram convencidos.

O primeiro tempo da partida foi morno. As duas equipes erraram muitos passes. A Espanha abriu o placar com Daniel, aos 4minde jogo e foi só. A Itália passou a chegar ao ataque com mais frequência, mas faltou acertar o pé na hora de chutar, deixando o placar em 1 a 0 para a Espanha até o fim do primeiro tempo.

O segundo tempo da partida foi um pouco melhor, com a Itália buscando o jogo e partindo para cima. Aos 6min, Foglia fez linda jogada individual e empatou a partida.

Após o gol italiano, a partida voltou a ficar morna e acabou em 1 a 1, que levou o jogo para a prorrogação.

O panorama não mudou muito na prorrogação, mas com um belo chute, faltando pouco mais de 30 segundo para o fim da etapa inicial, Fernandão colocou a Espanha na frente mais um vez.

Na etapa final, a Itália arriscou de tudo, colocou Grana como gol-linha e deu certo. O brasileiro naturalizado acertou um forte chute para empatar novamente, faltando dois minutos para o fim.

O duelo entre Brasil e Espanha é um dos mais esperados nesse Mundial. Os espanhóis foram responsável por tirar o título brasileiro em 2000, na Guatemala, e eliminar os atuais mandantes da competição na semifinal da última edição, em Taiwan 2004. Em 1996, o Brasil levou a melhor na final contra os espanhóis, em Barcelona.

A Espanha, assim como o Brasil, chega invicta à final, mas com dois empates entre os oito jogos realizados. Os brasileiros estão com 100% de aproveitamento. Os espanhóis, além de bicampeões mundiais, também conquistaram o último Campeonato Europeu, em 2007, em Portugal, e assim como agora, sobre a Itália.

Redação Terra

EFE
Daniel comemora: Espanha vence jogo polêmico no Maracanãzinho
Daniel comemora: Espanha vence jogo polêmico no Maracanãzinho

Enquete

  • Você acha que a Seleção levará o título do Mundial de Futsal?
  • Sim
  • Não
  • Busque outras notícias no Terra