PUBLICIDADE

Marroquino supera Gabriel Medina na abertura do Saquarema Prime

22 mai 2013 - 18h22
Compartilhar

Não faltaram emoções no primeiro dia de disputas do Saquarema Prime, segunda etapa do ASP World Prime no ano. Surfistas de 17 países estiveram na "Cidade do Surfe" fluminense em busca dos 6500 pontos no ranking mundial da Associação de Surfistas Profissionais (ASP), mas dois se destacaram entre os 96 que foram para as ondas na Praia de Itaúna.

Principal representante brasileiro, Gabriel Medina bateu os recordes de notas mais altas ao ganhar 9,43 em sua melhor onda e somar 18,36 de 20 possíveis.Na sequência, porém, ele acabou superado pelo marroquino Ramzi Boukhiam, que anotou 9,80 e chegou a 18,47 pontos para vencer os havaianos Granger Larsen e Torrey Meister e o porto-riquenho Brian Toth. Até então, as maiores marcas eram do havaiano Dusty Payne, que tinha alcançado 17,17 pontos com a nota 9,27.

"Estou muito feliz. Estava muito difícil de competir, mas consegui pegar duas ondas muito boas e quero agradecer a toda minha equipe, porque eu precisei muito do preparo físico pra enfrentar essas condições difíceis do mar. É a primeira vez que eu venho competir aqui em Saquarema e achei as ondas muito boas, fortes e já estão falando pra mim que vai aumentar ainda mais, então estou muito feliz por continuar no campeonato", exalta Boukhiam.

Demonstrando não se preocupar por ter sido superado pelo marroquino, Medina comemorou as boas notas logo em sua primeira bateria e projeta bom desempenho na sequência da competição em Saquarema. Em sua estreia, ele superou o havaiano Kiron Jabour, o neozelandês Billy Stairmand e compatriota Yan Guimarães."É bom estrear com boas notas em um campeonato importante como esse. Estou amarradão em estar aqui em Saquarema de novo. Aqui sempre dá altas ondas, no ano passado consegui um bom resultado e quero tentar ser melhor ainda. O mar não está fácil. Até tentei dar um aéreo ali, mas a onda é muito volumosa, então as manobras são outras, meio que feijão com arroz mesmo. As batidas e rasgadas fortes é o que valem aqui e estou feliz por ter achado boas ondas para vencer a bateria com grandes notas", afirma.

Outras estrelas do surfe mundial disputam a competição em Saquarema. Nesta quarta, a eliminação do brasileiro Filipe Toledo contrastou com as classificações do australiano Davey Cathes, o norte-americano Andrey Doheny e o australiano Matt Wilkinson, atual campeão do Prime brasileiro.

"Foi muito difícil porque fiquei muito tempo parado esperando as ondas aparecerem. Era preciso ter sorte na escolha e estar bem posicionado para não errar. Quando a onda apareceu, eu tive que fazer o melhor possível porque talvez não tivesse uma segunda chance. E foi isso o que eu fiz. Tive sorte de achar outra onda mais fraca no final para passar e deu tudo certo. Estou aqui com objetivo de vencer novamente o campeonato, vim aqui para isso e não para perder", relata Wilkinson.

Ainda restam oito baterias das 24 da primeira fase. Elas serão realizadas nesta quinta-feira, a partir das 7h (de Brasília). O Saquarema Prime segue sendo disputado até este final de semana.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade