2 eventos ao vivo

Melo e Soares batem irmãos Bryan e mantêm Brasil vivo na Davis

2 fev 2013
20h52
atualizado às 21h20

O Brasil segue vivo no confronto com os Estados Unidos pela primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis. Neste sábado, os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares derrotaram os irmãos gêmeos Mike e Bob Bryan por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (8-6), 6/7 (7-9), 6/3, 3/6 e 6/3, marcando o primeiro ponto nacional no duelo disputado em Jacksonville.

Foi apenas a terceira derrota dos irmãos Bryan em 23 partidas na competição entre países. Contra os brasileiros, no entanto, eles têm retrospecto negativo: perderam três dos quatro jogos que fizeram contra Melo e Soares no circuito profissional.

O embate com os Estados Unidos marca o retorno do Brasil à elite do tênis após nove anos de ausência. A última participação do país no Grupo Mundial da Copa Davis havia sido em 2003, quando Gustavo Kuerten ainda fazia parte da equipe.

Com o resultado do jogo de duplas, os norte-americanos têm 2 a 1 sobre o Brasil no confronto e precisam de mais um ponto para avançar às quartas de final da competição. O duelo será decidido neste domingo, em que Thomaz Bellucci enfrenta John Isner e Thiago Alves pega Sam Querrey.

A partida entre a dupla dos mineiros e a dos norte-americanos, a melhor do mundo, foi muito disputada, neste sábado. O primeiro set foi decidido no tie-break, em que Marcelo Melo e Bruno Soares se recuperaram de grande desvantagem e venceram colocando o Brasil em vantagem.

A segunda parcial teve a mesma dinâmica da primeira. Sem quebras de serviço, a decisão foi para o tie-break, em que os ânimos esquentaram. Após o Brasil desperdiçar dois set points, Marcelo Melo fez um voleio que poderia dar a vitória à dupla brasileira, que chegou a comemorar o golpe, mas o desafio mostrou que a bola foi para fora.

Bob Bryan comemorou o resultado correndo e gritando em direção aos membros da delegação nacional no ginásio, o que causou um princípio de confusão. Os norte-americanos venceram a parcial e novamente provocaram os brasileiros.

Os acontecimentos não influenciaram a dupla brasileira, que seguiu jogando bem no terceiro set e conseguiu a primeira quebra de serviço do jogo para abrir vantagem no placar. Os brasileiros sustentaram a frente do marcador e fecharam a parcial por 6/3.

Mike e Bob Bryan também conseguiram vencer um set com uma quebra de serviço. Na quarta parcial, eles venceram o saque dos brasileiros uma vez e marcaram 6/3, levando a definição da partida para o quinto e decisivo set.

Na última parcial da partida, os norte-americanos sentiram a pressão. Depois de sete games sem quebras de serviço, os donos da casa tiveram um game de apagão e perderam o saque sem marcar nenhum ponto, deixando Melo e Soares com 5/3 no placar. Com o saque na mão, os brasileiros garantiram a vitória já no primeiro match point.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade