1 evento ao vivo

Mesmo após tragédia, Geórgia confirma presença na Olimpíada

12 fev 2010
22h42
atualizado às 23h08
Direto de Vancouver

Em entrevista coletiva concedida em Vancouver, Nikoloz Rurua, ministro do Esporte na Geórgia e um dos chefes do comitê olimpico do país, confirmou que a nação irá participar dos Jogos de Inverno. A participação havia sido colocada em dúvida depois da morte de Nodar Kumaritashvili, do luge.

"Os nossos esportistas são dedicados e leais ao espírito olímpico. Por essa razão iremos competir e dedicar a nossa performance ao Nodar Kumaritashvili", disse Rurua. O dirigente não conseguiu segurar a emoção e chorou. Às vezes precisava parar de falar com a imprensa para segurar as lágrimas.

Rurua agradeceu as condolências prestadas pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jaques Rogge, e por membros oficiais dos Jogos de Vancouver. Ele também disse que já pediu ajuda da embaixada da Geórgia para contribuir nas investigações sobre as causas da morte do atleta.

Com relação ao transporte do corpo de Nodar Kumaritashvili, um primo do atleta está em Vancouver por ser membro da comissão técnica e está trabalhando nessa questão.

Em comunicado oficial, a Geórgia também confirmou que participará da cerimônia de abertura e os atletas usarão uma fita preta do braço, em luto pela morte do companheiro.

Entenda o caso

O georgiano Nodar Kumaritashvili, 21 anos, morreu nesta sexta-feira após sofrer um grave acidente no treinamento do luge, no Whistler Sliding Center. O atleta estava em uma velocidade de 144 km/h quando perdeu o controle de seu trenó, bateu contra a parede de gelo e, depois, contra uma haste na pista.

A equipe médica dos Jogos de Vancouver tentou realizar procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca e respiração boca a boca, antes de chamar um helicóptero para transferir Kumaritashvili ao hospital. O atleta, que havia iniciado a carreira profissional há dois anos, teve a morte anunciada horas depois pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Veja georgiano momentos antes de acidente fatal
Fonte: Terra
publicidade