0

Minorias reclamam por mais espaço na festa de encerramento

17 fev 2010
09h26
atualizado às 09h43

A diversidade étnica do Canadá e o papel exercido pelas minorias no desenvolvimento da cultura do país tiveram pouco espaço durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. A reclamação, motivo de matéria do jornal Vancouver Sun, foi feita por líderes de diversas comunidades presentes na cidade-sede da competição.

O assunto referente à festa ocorrida na última sexta-feira é tão sério em Vancouver que o Comitê Organizador da Olimpíada (Vanoc) agendou até uma reunião com Peter Kwok, chefe-executivo de uma associação sino-canadense, e Sukhi Sandhu, renomado técnico indo-canadense, para discutir com os dirigentes um modo para ampliar a representação das minorias na cerimônia de encerramento do evento, em 28 de fevereiro.

A principal reclamação de Sandhu é quanto aos últimos 13 homens que carregaram a tocha olímpica antes do acendimento da pira. Entre eles, astros como o jogador de basquete Steve Nash, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e a lenda do hóquei Wayne Gretzky, mas nenhum integrante de um grupo étnico minoritário.

Em Vancouver, mais da metade da população é considerada oriunda de minorias, mas apenas a comunidade aborígene teve sua importância reconhecida durante a cerimônia de abertura, conforme reclamou a socióloga Indira Prahst ao diário.

Os demais grupos, segundo Sandhu, foram praticamente ignorados, enquanto que a influência dos colonizadores do Canadá - Inglaterra e França - e das milhões de pessoas que imigraram para o país foram muito lembrados. Kwok, nesse contexto, definiu-se desapontado e espera mudar esse cenário de olho na festa de encerramento dos Jogos.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/Vancouver

Canadá - Ficha técnica
Canadá - Ficha técnica
Foto:
Fonte: Terra
publicidade