PUBLICIDADE

Mitchel Coleborn é o terceiro australiano a vencer o Saquarema Prime

26 mai 2013 - 18h32
Compartilhar

Sem brasileiros - Jadson André e Simão Romão foram eliminados nas quartas e Raoni Monteiro e Gabriel Medina nas semifinais da competição -, a decisão do Saquarema Prime foi novamente vencida por um australiano. Com verdadeiro show na praia de Itaúna, Mitchel Coleborn superou o jovem francês Marc Lacomare e faturou o troféu e os 6.500 pontos garantidos ao campeão no ranking mundial da Associação de Surfistas Profissionais (ASP).

Na abertura das atividades deste domingo em Saquarema, dois brasileiros se despediram da competição nas quartas de final. Enquanto Jadson André levou a pior contra Raoni Monteiro, Simão Romão foi derrotado por Gabriel Medina em outro confronto brasileiro. Com a quinta colocação na cidade carioca, Romão passou da 325ª para a 41ª posição no ranking. A lista dá 32 vagas na elite do Circuito Mundial (WCT) de 2014.A festa brasileira, porém, foi interrompida nas semifinais. No primeiro duelo, Raoni Monteiro foi dominado por Mitchel Coleborn durante toda a bateria e, prejudicado por dores na região lombar, não conseguiu reverter a vantagem aberta pelo australiano.

"Pra mim já foi uma vitória chegar à semifinal em casa, com a galera toda torcendo e passando aquela vibração positiva pra chegar à final, mas não deu", lamentou Raoni. "Dois anos atrás eu bati na trave aqui, terminei como vice-campeão e esse ano eu lutei bastante, competindo ontem e hoje com dores nas costas, tentei fazer o máximo nessa bateria, só que não consegui pegar boas ondas. O Mitchel pegou as melhores que entraram na bateria e mereceu vencer", reconhece.

Na outra semifinal, Gabriel Medina largou na frente e liderou até os dois minutos finais, quando o jovem francês Marc Lacomare conquistou uma nota 8,0 e virou a seu favor. A poucos segundos do fim, o brasileiro chegou a assustar o rival com uma boa onda, mas a nota de 7,23 foi 0,35 abaixo do que precisava para garantir a vaga na decisão. Ele deixa a competição com as três maiores somas: 19,03 na segunda fase, 18,80 na repescagem e 18,47 nas oitavas.Na decisão, Lacomare passou toda a bateria atrás de Coleborn. Nos instantes finais, porém, o francês conquistou uma impressionante nota 10,00 e passou a ameaçar a liderança do rival. O feito, no entanto, não impediu o título do australiano.

"Sabia que seria complicado. Tentei achar as melhores ondas, esperar pelos erros dele, e a estratégia deu certo. A bateria foi muito louca. O Lacomare tirou um dez no final, quase não acreditei. Foi bem nervoso. Ele precisava de pouco mais sete para virar, mas tive sorte. A semana toda foi extraordinária, altas ondas e estou bem feliz", comemora Coleborn.

Coleborn é o terceiro australiano a vencer o Saquarema Prime de maneira consecutiva. Em 2011, Kai Otton levantou o troféu da competição, enquanto Matt Wilkinson ficou com o título em 2012. O feito lhe levou da 35ª para a 14ª posição do ranking mundial da ASP. Já Marc Lacomare saltou do 41º para o 21º posto.Confira os resultados do último dia de disputas do Saquarema Prime 2013:

Final:

Mitchel Coleborn (AUS) 17.60 X 15.67 Marc Lacomare (FRA)

Semifinais:

Raoni Monteiro (BRA) 9,33 x 16.60 Mitchel Coleborn (AUS)

Gabriel Medina (BRA) 14.46 X 14.80 Marc Lacomare (FRA)

Quartas de final:

Raoni Monteiro (BRA) 13.77 x 11.77Jadson André (BRA)

Dion Atkinson 12.57(AUS) x 16.77 Mitchel Coleborn (AUS)

Gabriel Medina (BRA) 14.87 x 13.90 Simão Romão (BRA)

Aritz Aranburu (ESP)11.54 x16.23 Marc Lacomare (FRA)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade