0

Montgomery reage no skeleton e conquista o 4º ouro do Canadá

20 fev 2010
03h00
atualizado às 03h44

Em uma prova de tirar o fôlego no skeleton, o canadense Jon Montgomery tirou a vantagem que vinha sendo mantida pelo atleta da Letônia Martin Dukurs e conquistou a sua primeira medalha de ouro em Jogos de Inverno, neste sábado (horário de Brasília).

Penúltimo a descer a pista de gelo do Whistley Sliding Centre, Montgomery levou a torcida ao delírio quando completou o trajeto em 52s36, assumindo a liderança provisória da competição e pressionando Dukurs, que viria a seguir. E a torcida contra o letão deu resultado. Dukurs fez o tempo de 52s61 e acabou 0s07 atrás do canadense na soma das quatro provas.

Montgomery já vinha mostrando melhor desempenho do que Dukurs desde a segunda fase da competição, mas continuava atrás porque na primeira bateria foi 0s28 mais lento do que seu rival. Ao fazer o recorde da pista com o tempo de 52s20 na terceira bateria, o atleta percebeu que tinha chance de ser campeão.

Na quarta e última fase, a soma de 3min29s73 rendeu a medalha de ouro para Montgomey, 31 anos, a quarta do Canadá na Olimpíada. O pódio foi completado por Martin Dukurs, medalha de prata, e o russo Alexander Tretyakox, que ficou com o bronze.

O país-sede dos Jogos se mantém em quarto lugar na corrida por medalhas, somando oito, sendo quatro de ouro, três de prata e uma de bronze. Os Estados Unidos seguem na liderança com 20 medalhas; seis de ouro.

Entenda a prova de skeleton dos Jogos de Inverno

O skeleton recebeu este nome porque o trenó usado na modalidade, feito de metal e fibras de vidro, lembra o formato do esqueleto humano. É disputado no Whistler Sliding Center, mesmo local do bobsled e do luge, e, assim como estes dois esportes, tem a largada como momento decisivo.

Para este momento, os atletas usam um calçado de aderência especial e ganham velocidade correndo pelos primeiros 50 metros. Em seguida, se posicionam no trenó de barriga para baixo e descem a montanha, se jogando de um lado para o outro para direcionar o veículo.

O skeleton é disputado apenas em provas individuais. São quatro corridas em dois dias de disputa. Quem tiver o menor tempo total é campeão olímpico.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br

Skeleton (M) - Classificatórias
Fonte: Terra
publicidade