PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Morte de mãe de patinadora causa comoção em Vancouver

21 fev 2010 - 20h18
(atualizado às 22h30)
Compartilhar

A morte de Therese Rochette, mãe da patinadora canadense Joannie Rochette, neste domingo, causou comoção entre os participantes dos Jogos de Inverno de Vancouver. Therese teve problemas cardíacos.

Medalha de bronze nos Jogos de Turim, em 2006, o patinador canadense Jeffrey Buttle emitiu um comunicado lamentando a morte da mãe de Joannie.

"Estamos todos chocados e entristecidos. Joannie é uma pessoa forte e estou pronto para ajudar de qualquer maneira possível. A melhor coisa que podemos fazer por ela é respeitar sua privacidade neste momento", afirmou.

A patinadora americana Rachael Flatt foi outra a lamentar a morte de Therese Rochette. "Isso é realmente difícil. Não consigo imaginar perder minha mãe, ainda mais durante os Jogos Olímpicos", disse.

Já o Comitê Organizador dos Jogos de Vancouver (Vanoc) exaltou a força de Joannie Rochette, que, mesmo após a morte da mãe, deve participar das competições da patinação artística na próxima terça-feira.

"Fomos informados que Joannie continuará a competir nos Jogos nesta semana e nós saudamos a sua coragem e força de caráter durante estes tempos difíceis", afirmou o Vanoc em comunicado oficial.

Prata no campeonato mundial, Rochette é uma das maiores esperanças de medalha dos canadenses nos Jogos de Vancouver.

Entenda a prova individual de patinação artística

No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Finais da patinação têm provas emocionantes:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade