PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lorenzo leva prova de muitas quedas e grande susto com Rossi

28 set 2014 - 10h11
(atualizado às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O espanhol Jorge Lorenzo finalmente venceu na temporada da MotoGP. O piloto da Yamaha foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada do Grande Prêmio de Aragão da categoria, uma prova em que Marc Márquez, Dani Pedrosa e Valentino Rossi, seus principais rivais, caíram. O italiano teve a queda mais grave e deixou a pista de maca para atendimento médico.

Lorenzo não vencia desde o GP de Valência de 2013 e neste ano ficou longe da briga pelo título, praticamente nas mãos de Marc Márquez, vencedor de 11 de 14 corridas do campeonato. Neste domingo, ele garantiu o triunfo ao se manter montado na moto da Yamaha, enquanto os rivais iam ao chão.

Seu companheiro de equipe, o italiano Valentino Rossi caiu ainda no início de prova, quando tentava assumir a terceira colocação. Lorenzo parecia fora da briga pela vitória a poucas voltas do fim, mas a chuva em Aragão vitimou os pilotos da Honda. Primeiro Dani Pedrosa, depois Marc Márquez. Ambos caíram e deixaram o dono da moto 99 vencer.

Lorenzo faz festa no pódio
Lorenzo faz festa no pódio
Foto: Albert Gea / Reuters

A segunda colocação no GP de Aragão foi de Aleix Espargaró, que venceu batalha até os metros finais com Cal Crutchlow. Stefan Bradl foi o quarto, seguido por Bradley Smith, Pol Espargaró e Álvaro Bautista. Marc Márquez e Dani Pedrosa ficaram em 13º e 14º, respectivamente.

A liderança do Mundial de MotoGP segue nas mãos de Marc Márquez, que soma 292 pontos, com 75 de vantagem para Dani Pedrosa, segundo colocado. Valentino Rossi é o terceiro com 214 pontos e Lorenzo agora aparece com 202 na quarta posição. A próxima prova do calendário é o GP do Japão, em 12 de outubro.

O início de prova em Aragão foi bastante agitado. Dani Pedrosa fez grande largada e tomou a primeira posição de Marc Márquez, que foi ultrapassado também por Andrea Iannone. O italiano da Ducati assumiu a ponta ainda no giro inicial, mas abandonou a corrida na volta seguinte.

Depois de ser ultrapassado por Marc Márquez e descer para segundo, Iannone errou uma curva, foi parar na grama e caiu. Algo parecido ocorreu com Valentino Rossi na quarta volta. Quando tentava ultrapassar Dani Pedrosa na briga pela terceira posição, o italiano da Yamaha sofreu forte queda.

Sem Rossi, a briga pelas primeiras colocações ficou restrita aos pilotos da casa. Jorge Lorenzo iniciou caçada a Marc Márquez e conseguiu a ponta a 15 voltas do fim. Ele sustentou a posição por dois giros antes de ser ultrapassado. Os dois ainda trocaram de posição antes de os pilotos da Honda iniciarem briga particular pela vitória.

A sete voltas do fim, Márquez e Pedrosa se alternaram na ponta em diversos momentos, com a pista já bastante molhada pela chuva que atingiu Aragão. Márquez conseguiu retomar a ponta e teve sua vida facilitada quando Dani Pedrosa também se tornou vítima da falta de aderência, caindo no chão.

Márquez seguiu na pista sem trocar de moto e precisava apenas se manter na moto para vencer. Só que não conseguiu. Sem o equipamento adequado para a pista molhada, ele foi parar no chão e jogou a vitória nas mãos de Jorge Lorenzo, que voltas antes foi aos boxes. Líder do campeonato, Marc Márquez ainda voltou à prova e finalmente subiu em sua moto preparada para pista molhada, mas cruzou a linha de chegada apenas em 13º.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade