PUBLICIDADE

Mundial de pentatlo moderno começa nesta quarta com seis brasileiros

20 ago 2013 - 10h10
Compartilhar

A principal competição do ano de pentatlo moderno, o Campeonato Mundial, começa nesta quarta-feira e o Brasil estará representado por seis atletas no torneio na cidade de Kaohsiung, em Taiwan. Além da medalhista de bronze na Olimpíada de Londres Yane Marques, Simone Lima, Priscila Oliveira, Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos vão representar o país.

Na disputa que inaugura a competição nesta quarta, as mulheres vão disputar a qualificação, de olho nas 36 vagas na final, que será na sexta. Yane é a principal estrela da delegação brasileira e ainda vem impulsionada por uma medalha de ouro na Copa Kremlin, na Rússia, em julho, além de um aperfeicoamento de 15 dias em Portland, nos Estados Unidos.

- O camping training em Portland foi ótimo. Lá, pessoas fortes me ajudaram na esgrima para que eu mantenha a idéia de agregar ações e melhorar o aspecto tático. Tenho treinado forte e me dedicando ao máximo para ter condições de competir bem nesta prova - disse Yane, de 29 anos e que foi a sexta colocada no último Mundial, ano passado, em Roma.

No feminino, o Brasil conta com duas atletas no top 20 do ranking mundial da modalidade. Além de Yane, quinta colocada, Priscila Oliveira é a 18ª na lista e segue empolgada para Taiwan.

- Sem dúvidas quero estar entre as finalistas. Tenho alguns objetivos para a competição, sendo o primeiro deles pegar a Final. Estando entre as finalistas, é melhorar o resultado feito anteriormente e assim desenvolver bem a prova - disse Priscila, visando uma final inédita para sua carreira.

Já Simone Lima, a outra brazuca, surpreende por também ser atleta de pentatlo naval. Na modalidade que simula o ambiente de atuação dos militares da Marinha, a carioca de 31 anos se tornou, recentemente, campeã Mundial, feito inédito para uma brasileira.

- Vou participar do Mundial para ganhar experiência e sentir novas adrenalinas de um esporte bem diferente do que eu já praticava. Mas adoro novos desafios e espero sempre o melhor, pois os resultados vêm naturalmente conforme a evolução dos desempenhos - lembrou Simone, há apenas um ano no pentatlo moderno.

No masculino, o destaque da delegação verde-amarela é Danilo Fagundes. O carioca de 25 anos é o líder do rankng nacional e o melhor brasileiro na lista mundial. Ele segue para seu segundo Mundial após não conseguir vaga na final ano passado.

- Treinei bem para esse Mundial, mas sei que o Pentatlo Moderno tem seus altos e baixos. Encontrarei adversários fortíssimos, mas darei trabalho. Não vou desistir fácil dessa vaga na Final e espero que dê tudo certo - disse Danilo, medalhista de bronze no Pan-Americano de pentatlo moderno este ano, na República Dominicana.

Os outros dois brasileiros em Taiwan, Felipe Nascimento e William Muinhos, ambos com 20 anos, vão encarar um desafio, já que são oficialmente da categoria júnior ainda (19 a 21 anos).

A delegação brasileira será chefiada pelo Mestre D’Armas Guilherme Giffone e ainda contará com os treinadores Alexandre França, Erick Nascimento, Gilberto Marques e Thales Metre. Todos chegaram à ilha asiática nesta segunda.

Calendário do Mundial pentatlo moderno*, em Taiwan

21/08 (Quarta) – Qualificação Feminina

22/08 (Quinta) – Qualificação Masculina

23/08 (Sexta) – Final Feminina

24/08 (Sábado) – Final Masculina

25/08 (Domingo) – Revezamento Misto

26/08 (Segunda) – Revezamento Feminino

27/08 (Terça) – Revezamento Masculino

* Esporte composto por cinco modalidades: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade