> Esportes > Eliminatórias Mundial 2006  > Ásia  
Eliminatórias em:
Ásia
Quarta, 8 de junho de 2005, 10h21  Atualizada às 17h51
Quatro seleções asiáticas garantem vaga no Mundial
 
Reuters
Zico vibra com a vitória e a classificação para o Mundial
Últimas de Ásia
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O Japão, comandado pelo técnico brasileiro Zico, venceu a Coréia do Norte por 2 a 0, nesta quarta-feira, e se tornou a primeira seleção classificada para o Mundial-2006. Logo depois, o Irã bateu o Bahrein por 1 a 0 e também está na competição, ao lado da anfitriã Alemanha.

  • Veja a classificação

    Os iranianos estão com 13 pontos, na liderança do Grupo 2 das eliminatórias asiáticas. O time de Zico vem logo atrás, com 12.

    Além de Japão e Irã, mais duas seleções asiáticas asseguraram, nesta quarta-feira, presença no Mundial-2006. Líderes do Grupo 1, Arábia Saudita e Coréia do Sul golearam seus adversário e garantiram vaga com uma rodada de antecedência.

    Na vitória dos japoneses, o atacante Atsushi Yanagisawa colocou os campeões asiáticos na frente aos 18min do segundo tempo, e o reserva Masashi Oguro marcou o segundo gol quando faltava apenas um minuto para o final da partida, assegurando a terceira participação do país em Mundiais.

    A Fifa remanejou a partida para Bangcoc como punição à violência da torcida norte-coreana na derrota por 2 a 0, contra o Irã, em Pyongyang, no mês de março.

    O Japão se classificou para a primeira Copa em 1998 e sediou o evento em 2002, ao lado da Coréia do Sul.

    Os meio-campistas Hidetoshi Nakata e Shunsuke Nakamura, que jogam na Itália, estavam suspensos da partida, mas o Japão sempre teve o jogo sob controle para marcar o ponto que precisava para obter a classificação.

    As chances da Coréia do Norte de chegar a um Mundial pela primeira vez desde 1966 acabaram com a quinta derrota consecutiva nas Eliminatórias asiáticas.

    Já o Irã garantiu a sua vaga no Mundial com uma vitória em casa. O time passou pelo Bahrein por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado Nosrati, aos 2min da segunda etapa.

    O time iraniano precisava apenas de um empate para ter o seu lugar na competição que será disputada na Alemanha.

    Pelo Grupo 1, a Arábia Saudita, jogando em casa, derrotou o Uzebquistão por 3 a 0. Já os sul-coreanos bateram o Kuwait por 4 a 0, como visitantes. Na última rodada, o Kuwait joga por um empate contra o Uzbequistão para disputar a repescagem contra o Bahrein.


     

  • Reuters

    Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.