| Reuters |
 |
| Zico vibra após vitória japonesa sobre a Coréia do Norte |
 |
|
|
|
|
A imagem do técnico brasileiro Zico comemorando a vitória do Japão contra a Coréia do Norte por 2 a 0 ocupa as primeiras páginas dos jornais japoneses nesta quinta-feira, que destacam em suas manchetes frases como "Arigato, Zico!" ("Obrigado, Zico!", em japonês).
"Sinto-me recompensado", disse o treinador, que encerrou sua carreira como jogador nos gramados japoneses.
O jornal econômico Nihon Keizai chama Zico de "enviado do reino do futebol", e explica que, graças ao conhecimento do ex-jogador, o Japão aprendeu "os fundamentos do futebol".
Com sua habitual seriedade, o Nihon Keizai prevê que o efeito da vitória na economia japonesa será de U$S 1,8 bilhão, incluindo viagens à Alemanha, vendas de tecnologias audiovisuais e forte consumo de eletricidade.
Zico, 52, sucedeu o francês Phillipe Troussier à frente do Japão em 2002, e recebeu a missão de levar o país ao Mundial da Alemanha.
O ex-jogador revelado pelo Flamengo, que atuou pela Seleção Brasileira nos Mundiais de Argentina (78), Espanha (82) e México (86), chegou ao Japão em 1991.
Após deixar o futebol, em 1994, Zico tornou-se auxiliar-técnico do Kashima Antlers, clube pelo qual encerrou a carreira, e levou a equipe ao título do Campeonato Japonês (J-League) quatro vezes.
Ao chegar ao aeroporto de Narita-Tóquio precedente de Bangcoc, palco da partida, a seleção japonesa foi recebida por uma pequena multidão de torcedores e imediatamente ofereceu uma entrevista coletiva.
O jornal esportivo Sankei Sport teve como manchete "O primeiro do mundo!" em referência ao fato de o Japão ter sido a primeira seleção classificada para o Mundial de 2006, enquanto o Asahi destaca a "vitória completa e passagem obtida com méritos próprios" pela seleção japonesa.
|