PUBLICIDADE

Na Ásia, brasileiros confirmam título mundial na maratona aquática

18 out 2014 - 13h11
Compartilhar

Campeões de forma antecipada da temporada 2014 da Copa do Mundo de Maratona Aquática, os brasileiros Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo confirmaram o título na noite desta sexta-feira (horário do Brasil), após participarem da última etapa do circuito, em Hong Kong.

Apesar de somarem pontos suficientes para não serem mais ultrapassados na classificação geral, ambos tiveram de nadar na competição asiática para serem declarados os vencedores da Copa do Mundo, de acordo com as regras da Federação Internacional de Natação (Fina). Ao cumprirem tal formalidade, a dupla pôde comemorar a conquista.

Em Hong Kong, a dupla ainda conquistou medalhas. Ana Marcela ficou com o bronze na prova feminina ao lado da britânica Keri-Anne Payne, ao completar o percurso de 10 quilômetros (distância olímpica) em 2h05min22s2. A húngara Anna Olasz ficou com a medalha de ouro (2h05min20s7) e a também brasileira Poliana Okimoto levou a prata (2h05min20s9).

Na classificação geral, Ana Marcela somou 149 pontos, depois de ter subido no pódio em todas as oito etapas do ano. A americana Christine Jennings foi a vice-campeã, com 65. A baiana foi tricampeã do circuito, ao também ser a melhor das temporadas 2010 e 2012.

- A temporada foi muito boa, mas como já entrei campeã na última prova, fiquei ansiosa pra saber a minha colocação para fazer história, estar no pódio em todas as etapas. A prova de Hong Kong foi bem mais forte, estilo Cancún ou Setúbal, e pela temporada que fiz, estou muito contente. Agora vou tirar umas férias merecidas e depois voltar com tudo para me preparar para a seletiva olímpica, que será no Mundial de Kazan, participando das provas que tiver que participar no ano que vem. Espero que em 2015 dê tudo certo também - disse Ana Marcela.

Se Ana Marcela levou o bronze em Hong Kong, Allan foi um pouco melhor. Ele chegou em segundo lugar e amealhou uma prata, ao fazer o tempo de 1h56min12s7. O alemão Christian Reichert venceu a prova com a marca de 1h56min12s4. O bronze foi para o também alemão Andreas Waschburger (1h56min12s9).

O baiano terminou com 121 pontos na classificação geral. Os alemães Thomas Lurz e Christian Reichert dividiram o vice-campeonato, ao computarem 88. O nadador brasileiro foi campeão da Copa do Mundo pela primeira vez.

- A prova foi forte do início ao fim, ao contrário de outras que começa lenta e acelera no final. Termino o ano de forma positiva, com mais um pódio e fecho a temporada com chave de ouro numa prova de alto nível, disputando as primeiras colocações com mais de um adversário de peso e perdendo por muito pouco a medalha de ouro - disse o baiano.

Com o título do circuito, Ana Marcela e Allan receberam uma premiação de US$ 20 mil (cerca de R$ 48 mil).

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade